Semana Saúde na Escola incentiva vacinação e prevenção contra covid-19

27 de abril de 2022

Visando promover a saúde da comunidade escolar por meio da educação das crianças, a coordenação do Programa Saúde na Escola (PSE), das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, promoveu um dia alusivo à Semana de Saúde na Escola, com o tema “Prevenção à Covid-19 nas Escolas.” A atividade ocorreu na Escola Municipal Profª Maria Ilnah Almeida, e envolveu alunos, suas famílias e servidores na prevenção e promoção da saúde.
Durante a atividade, equipes abordaram a prevenção ao coronavírus, formas de contaminação, transmissão, sintomas e o protocolo de atendimento disponível no município em casos suspeitos, além da campanha de vacinação contra a covid-19.
A programação também contou com palestras educativas sobre saúde bucal e alimentação saudável, realizou atualização de caderneta de vacinas, imunização dos alunos e pais contra a covid-19, influenza e sarampo e o acompanhamento com testes de glicemia e pressão arterial. A equipe do Núcleo de Educação em Urgência (NEU/SAMU) compartilhou com a comunidade escolar orientações sobre primeiros socorros.
Segundo a coordenadora do Programa Saúde do Adolescente e mobilizadora do Selo UNICEF, Janaína Braga, o dia foi dedicado para descentralizar os atendimentos realizados pelas Unidades Básicas e oportunizar que pais, alunos e a comunidade recebam essas assistências mais perto de sua residência.

Imagem: acervo PMS

Para a mãe e pedagoga Roseni Vieira, realizar ações como estas fortalecem as orientações que os alunos recebem em casa, junto à família, e facilita o acesso aos serviços: “Às vezes é difícil a locomoção para realizar atendimentos nas UBS, devido à correria diária, e trazer ações como essas para a escola incentiva os alunos a se cuidarem melhor”, disse.
O diretor da instituição, Jorge Carmona, expressou sua felicidade em poder contribuir para a realização do evento: “A escola se torna um local de cuidar da vida, vai além de passar somente conteúdos escolares, ensina princípios alimentares, a importância das vacinas, valores comportamentais e de cuidado com o próximo”, comentou.
A atividade foi executada pelas equipes da Coordenação Municipal do Programa Saúde na Escola, das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, com apoio de profissionais do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), do Núcleo Ampliado de Saúde da Família da Atenção Básica (NASF-AB), do Departamento de Programas Especiais – DPE, da Coordenadoria de Articulação e Projetos Educacionais – CAPES/SEME e contou com a presença de representantes da Coordenação Estadual do Programa Saúde na Escola (PSE) e da Coordenadoria de Pronto Atendimento Social da Secretaria de Estado da Saúde CPAS – SESA.
Ívina Oliveira

Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA