Semana Azul: Prefeitura tem programação dedicada ao Autismo

14 de abril de 2022

Semana Azul: Prefeitura tem programação dedicada ao Autismo

O Mês Mundial de Conscientização do Autismo, será lembrado por uma programação especial neste mês, a campanha “Semana Azul”. A programação ocorrerá de 18 a 22 de abril, com objetivo de abordar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), os desafios que as pessoas enfrentam, além de levar informação à população sobre os serviços ofertados pela Rede Municipal de Atenção à Saúde.

A abertura das atividades ocorre na segunda-feira, 18 de abril, a partir das 8h, com a blitz educativa em frente ao portão da antiga ICOMI, na avenida Santana e em frente à Farmácia Droga Rei, no bairro Provedor. Haverá distribuição de panfletos sobre o tema e a programação.

Nos dias 20 e 22 de abril, das 8h às 12h, a programação será voltada às famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendidas pelos serviços ofertados no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – CAPSi e Centro de Reabilitação Mário Dias Tavares – CER. Haverá atividades educativas, oficinas terapêuticas, teatro, jogos, roda de conversa e café da manhã.

Para a secretária Municipal de Saúde, Ithiara Madureira, a Semana Azul despertará a atenção para a busca de mais possibilidades e ferramentas que diminuam barreiras enfrentadas pelas pessoas com TEA: “É uma programação conjunta que eleva a importância de falar sobre o diagnóstico precoce e as formas de tratamento, além de mobilizar e divulgar mais sobre o atendimento multiprofissional e os serviços disponibilizados pela Atenção Básica. É fundamental que as famílias participem!”, convidou.

Toda a programação será realizada em conjunto entre as Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, de Políticas Públicas para as Mulheres, Políticas Públicas para a Juventude e Fundação de Cultura, com apoio do Grupo Elos e Associação Santanense de Pais e Amigos dos Autistas – ASSANDE.

Confira a programação:

20.04 – Quarta-feira

8h às 12h – Atividades educativas, dinâmicas, roda de conversa e café da manhã para pessoas atendidas no CAPSi e CER.

Local: Centro de Reabilitação Mário Dias Tavares – CER

22.04 – Sexta-feira

8h às 12h – Oficinas sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), para famílias que fazem acompanhamento no CAPSi e Centro de Reabilitação Mário Dias Tavares.

Local: Auditório da Escola Augusto Antunes

22.04 – Sexta-feira

15h às 18h – Encerramento da programação com oficinas terapêuticas, teatro, jogos e atividades educativas.

Local: Quadra da Escola Augusto Antunes

Ívina Maria