Prefeitura de Santana e Defesa Civil fazem visita técnica em habitações de risco do munícipio

14 de abril de 2022

O objetivo é fazer um levantamento técnico para amparar as famílias que se encontram em vulnerabilidade social.

Durante a manhã de quarta-feira (13), a Prefeitura do Município de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMDUH) e a Defesa Civil do Corpo de Bombeiros estadual realizaram uma vistoria em alguns pontos estratégicos de Santana para mapear habitações que estão acomodadas em áreas de risco. A proposta é que haja realocação das famílias para um conjunto habitacional.

Conforme o chefe da coordenadoria de habitação da SEMDUH, João Carlos Guimarães, a ação é o primeiro passo para dar início ao estudo social com as famílias em situação de vulnerabilidade.

“O levantamento feito pela Defesa Civil é o ponto de partida para a realização de todo o trabalho, visto que a partir do mapeamento das áreas de risco é possível iniciar os estudos sociais com os moradores, que será feito com o apoio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SEINF). Em seguida, anexamos toda a pesquisa ao projeto de engenharia e urbanização para dar início às modificações”, certificou o coordenador.

Os locais receberam visita da equipe da PMS acompanhados de servidores da Defesa Civil estadual e SEINF. Foto: Luana Silveira – Acervo PMS

Designado para a tarefa do mapeamento, o bombeiro da defesa civil estadual, Sargento Marlon, relatou atividade registrada no local.

“Nosso trabalho é identificar, caracterizar e cartografar o que nós chamamos de áreas de risco, que podem provocar desastres naturais, sejam eles de natureza geológica ou de caráter hidrológico. Após este levantamento, adicionamos as informações em um mapa e essa pesquisa servirá como um subsídio técnico para os órgãos como a SEINF e afins elaborem um planejamento para a tomada de decisões técnicas”, afirma o bombeiro.

A assistente social da SEINF, Carla Ramos, esteve na vistoria e explicou que o estudo social é elaborado por intermédio da coordenadoria de habitação, que consiste no acompanhamento e preparo às famílias que irão residir em um novo espaço, o qual ainda não estão adaptadas.

“O projeto técnico social tem por objetivo preparar os moradores que irão sair de uma área insalubre para uma moradia mais digna, em que terão acesso à água encanada, saneamento básico, energia elétrica, lazer, dentre outros. E o habitacional, além de proporcionar uma moradia estruturada, garante a conquista de outros direitos, que irão impactar positivamente na qualidade de vida dessas famílias”, informa a assistente social.

Luana Silveira – Assessora de Comunicação do Gabinete da Prefeitura de Santana

Última modificação: 14 de abril de 2022