Santana, 35 anos: Aniversário da cidade terá programação especial neste sábado, (17)

15 de dezembro de 2022

Acompanhe a programação para este sábado, (17). Foto: Acervo PMS.

A Prefeitura de Santana preparou uma programação especial para este sábado, 17, a partir das 08h na Praça do Fórum, para comemorar o 35° ano de emancipação do município.

A festa começa pela manhã, de 08h às 12h, com celebração de benção ecumênica, seguida da apresentação de um coral infantil, parabéns à cidade de Santana, além do corte e distribuição do bolo. No fim da tarde, a celebração retorna a partir das 16:40, com um esquenta preparado por um dj local, logo após, o público prestigiará uma batalha de Tik Tok e a comemoração continua à noite com aulão de dança, apresentações artísticas locais e a banda paraense Os Brothers.

Santana, 35 anos. Foto: Crisyano Mendes | Acervo PMS.

Um pouco de história

A história de Santana começa pela ocupação da Ilha de Santana no século 18 por habitantes portugueses e mestiços oriundos do Pará, além de povos indígenas originários do Rio Negro. Santana é o segundo município mais populoso do Amapá e está cercada por rios que movimentam a economia, transportam vidas e narrativas reais e ficcionais, sustentada pela quantidade extraordinária de cenários paradisíacos.

O nome Santana, homenageia a Santa Ana, cultuada pelo povo europeu e adorada como padroeira das gestantes e protetora dos navegantes, viúvas e marceneiros. A Gata Morena, termo popularizado nas redes sociais ou A Cidade do Porto, como ficou conhecida por estabelecer entrada e saída fluvial no estado, sustenta mais de 124 mil pessoas com a atividade pesqueira, extração da madeira e abriga, em proporções modestas, a criação de gado bovino, bubalino e de suíno.

Atualmente, os cidadãos testemunham uma fase próspera na questão econômica, turística e geração de emprego e renda. Que de acordo com o gestor municipal, Sebastião Bala Rocha: “criam um sentimento de pertencimento, valorização e manutenção da nossa cultura, história e patrimônio.”

Luana Silveira | Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Santana

Última modificação: 15 de dezembro de 2022