City Tour: um tour pela história de Santana

19 de dezembro de 2022

Para celebrar os 35 anos de criação do município, a Prefeitura de Santana por meio da Secretaria Municipal de Turismo realizou na manhã da última sexta-feira,  o 1º City Tour. Cerca de cem pessoas participaram das visitas em pontos históricos da cidade.
O projeto City Tuor visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da história de Santana.
“ O intuito do projeto é massificar que Santana possui uma linda história e de grande importância para todos. Esse foi o primeiro tuor e já estamos organizando o segundo, onde outras pessoas vão poder conhecer pontos históricos da cidade de Santana que a cada dia só cresce. A ideia é fazer com que as informações se multipliquem”, disse Adilson chaves, um dos coordenadores do projeto.
Pontos históricos
O primeiro ponto a ser visitado foi o Porto de Santana, lá os participantes puderam apreciar  o Rio Amazonas e através do conhecimento histórico do guia turístico Oziel Amaral ficaram conhecendo a história do primeiro orfanato do estado do Amapá.
“Muitos não sabem, mas o primeiro orfanato do nosso estado ficava na Ilha de Santana e foi criado pelo Padre  Ângelo Biraghi, durou cerca de 35 anos. Na época moravam apenas 30 famílias na ilha.Nos dias atuais ainda é possível encontrar algumas paredes no local”, disse o Guia.

Imagem: acervo PMS.

Dona Lurdes Feitosa, natural de Almeirim, chegou na cidade de Santana por volta da década de 70 . Ela diz que se sente privilegiada  em participar de uma ação como essa.
“Sou mãe de três mulheres e tenho um neto que logo estará prestando vestibular e concurso público. O que estamos aprendendo hoje levarei para ele, já que muitas questões sobre a história do Amapá caem em questão de prova. Quero participar outras vezes,  e desde já parabenizo o Prefeito Bala pela iniciativa de promover o nosso turismo”,  destacou Lurdes .
Outros pontos como a Escola Municipal de 1º grau Padre Ângelo Biraghi, Obelisco , Igreja Matriz de Santana foram visitados.
Um dos momentos mais esperados pelos participantes foi a visita na atinga estação do trem.
A Estrada de Ferro Amapá foi inaugurada em 1957, tendo por principal objetivo o transporte do minério de manganês extraído no município de Serra do Navio, no Amapá, até o Porto de Santana, onde era embarcado para exportação.
Para a surpresados participantes chegou dona Maria Lemos de 69 anos que pediu a palavra para falar mais sobre a estação. “Eu trabalhava no trem vendendo lanches, fui a última pessoa a sair do trem quando ele funcionou pela última vez. A primeira pedra de manganês foi encontrada pelo meu pai, seu Gamam Coes, no momento ele a entregou para o então explorador Mário Cruz. Hoje vocês aqui, conhecendo um pouco dessa história me faz voltar ao passado. Que brilhante ideia em promover isso para as pessoas”, afirmou dona Maria.

Imagem: acervo PMS.

O tuor terminou na Reserva Particular do Patrimônio Natural (Revecom). Os visitantes foram recebidos pelo Diretor Presidente da Reserva Paulo Amorim.
“Vocês não sabem a alegria em tê-los aqui hoje. Este lugar é para vocês poderem apreciar o que a natureza pode nos proporcionar. Meu único pedido é que vocês levem para outras pessoas a importância de preservar nosso meio ambiente. Desde já parabéns a Santana pelos seus 35 anos e para a gestão do Prefeito Bala, pela iniciativa em propagar o turismo”, disse Paulo.
Ascom Prefeitura de Santana
Keila Góes