Profissionais do SAMU participam de curso de aperfeiçoamento

Em: 28 maio, 2021

Os profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Santana, participaram do curso de aperfeiçoamento sobre Treinamento em Reanimação Cardiopulmonar (RCP) e Uso de equipamentos para imobilizações em vítimas de trauma (acidentes). A capacitação ocorreu durante esta sexta-feira (28), e reuniu cerca de 30 profissionais, entre condutores socorristas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, da equipe que atua na unidade do município.

A capacitação teve o objetivo de atualizar e aprimorar habilidades técnicas e comportamentais dos profissionais, para atuação diante de situações de urgência, com ações de primeiros socorros. Esta foi a segunda etapa da capacitação, que abordou mobilização de trauma, manobras de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) e primeiros socorros. O módulo teórico e prático do curso, foram conduzidos pelo coordenador do Núcleo de Educação e Urgência do SAMU, enfermeiro Robson Adachi e pela especialista em Urgência e Emergência, enfermeira Idailane Barrozo.

O coordenador municipal do Samu, Celso Gemaque, explicou que uma das abordagens foi a Reanimação Cardiopulmonar (RPC), que é uma manobra essencial que deve ser praticada quando a respiração e os batimentos cardíacos de alguém param subitamente, os quais acontecem por muitas causas. “Se a vítima recebe RCP adequada, as chances de sobrevivência aumentam significativamente. A educação continuada é a base do aperfeiçoamento do socorrista e o treinamento é importante para que a equipe esteja atenta às novas técnicas, para que possamos oferecer o melhor atendimento à população”, acrescentou.

Além de técnicas e protocolos do RPC, o curso também abordou o atendimento e avaliação de pacientes com suspeita e confirmação da Covid-19. O SAMU de Santana atende semanalmente em média 40 ocorrências, a maioria, pacientes acometidos pelo coronavírus.

 

Comunicação – Prefeitura de Santana

Prefeitura Municipal de Santana - AP

Av. Santana, 2913 - Paraíso, Santana - AP

CEP: 68928-060, Santana - Estado do Amapá

Horário de atendimento: Seg a Sex das 07:30 as 13:30

Site Antigo

NOSSOS CANAIS