Lançamento do Programa Busca Ativa Escolar em Santana

28 de maio de 2021

A Secretaria Municipal de Educação de Santana (SEME), implementará no município o Programa Busca Ativa Escolar, visando garantir que cada criança e adolescente esteja na escola. O lançamento do Programa será na segunda-feira (31), através de Live no Facebook da Prefeitura de Santana, às 11:00h da manhã. O programa faz parte da Agenda 2030, um conjunto de programas, ações e diretrizes das Nações Unidas para alcançar o desenvolvimento sustentável, nos próximos anos.

A Busca Ativa Escolar é uma ferramenta tecnológica e uma metodologia social gratuita, que permite ao Poder Público identificar crianças e adolescentes fora da escola e acionar diferentes áreas para garantir que estes consigam se matricular e frequentar as aulas, desta forma, contribuindo para atender às determinações do Plano Nacional de Educação.

Junto da Secretaria Municipal de Educação (SEME), estão a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), colaborando para o enfrentamento da exclusão escolar. Para reforçar essa Busca Ativa, temos também o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Câmara Municipal de Educação, Conselho Tutelar de Santana e a Prefeitura de Santana.

Os agentes de saúde e assistentes sociais, estarão apoiando diretamente na busca ativa dos alunos, já que os profissionais nas atribuições de suas atividades estão relacionados diretamente com as famílias dos estudantes e com a comunidade em geral. Para obter êxito, os agentes farão uso da ferramenta tecnológica da Busca Ativa Escolar, que pode ser acessada por meio de computadores portáteis e de mesa, tablets e celulares.

O aplicativo Busca Ativa Escolar pode ser baixado gratuitamente e está disponível para o sistema Android e IOS. A ferramenta foi desenvolvida para permitir a identificação de crianças fora da escola, gerir equipes locais, articular e estabelecer comunicação entre agentes públicos de diferentes setores.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 28 de maio de 2021