Profissionais da saúde recebem capacitação para o atendimento ao paciente com hanseníase

15 de julho de 2022

Na última quinta-feira, 14 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a capacitação para médicos, enfermeiros da Atenção Básica, Estratégia Saúde da Família e fisioterapeutas do Centro Especializado em Reabilitação Mario Dias Tavares. A programação aconteceu no horário da manhã das 8 às 13 horas, no auditório da Escola Estadual Professor Elizabeth Picanço Esteves.
A hanseníase é um grave problema de saúde pública, que demanda uma abordagem qualificada, desde o primeiro contato com o paciente nas Unidades Básicas de Saúde, assim como nas demais fases do tratamento. O objetivo da capacitação é preparar esses profissionais a prestarem uma assistência mais especializada na atenção primária ao paciente, no que diz respeito ao diagnóstico de hanseníase no município.
A Enfermeira e Responsável Técnica do Programa de Hanseníase do município (Vigilância Epidemiológica), Rosilene Ribeiro, fala da importância dessa qualificação: “Nós reunimos os RTS estaduais e os coordenadores do programa e compartilhamos as experiências e as atualizações em relação ao tratamento de hanseníase, dessa forma conseguimos preparar os profissionais que atendem os pacientes diagnosticados com hanseníase”, conta a responsável técnica.
Ívina Oliveira 99128-4686
Secretaria Municipal de Saúde SEMSA