Prefeitura divulga programação do aniversário de 35 anos de Santana

8 de dezembro de 2022

Foto: Acervo PMS.

As ações que compõem a agenda comemorativa iniciam neste sábado (10) com o lançamento do River Tour – Janelas do Rio.

Carinhosamente apelidada de ‘Gata Morena’, o segundo maior município do Amapá celebra seus 35 anos de emancipação político-administrativa no dia 17 de dezembro, mas as comemorações começam este sábado, (10), com o River Tour – Janelas do Rio, um passeio de balsa pelos rios Matapi, Vila Nova e Pirativa.

Foto: Acervo PMS.

Em pronunciamento, o gestor municipal, Sebastião Bala Rocha, afirmou que a proposta do River Tour é possibilitar uma experiência de vivência coletiva, a fim de reafirmar a ligação do povo santanense com a cultura ribeirinha. O passeio gratuito  acontecerá durante o dia inteiro, com início marcado para às 11h e encerramento previsto para às 18h. O trajeto começa no Porto do Grego e passa por pontos repletos de beleza natural na extensão dos rios Matapi, Vila Nova e Pirativa.

Acha que está pouco? Calma que tem muito mais!

Foto: Acervo PMS.

O dia 11 reserva muitas emoções com o Circuito Aquático Igarapé Forte, que acontecerá no Rio Igarapé da Fortaleza, na divisa dos municípios de Macapá e  Santana. A prova de velocidade e resistência será dividida em 4 modalidades, sendo elas: Caiaque, Stand up paddle (SUP), canoa regional e natação. Para essa disputa, atletas profissionais e amadores poderão competir por uma causa nobre, a preservação do meio ambiente e a importância do esporte para gerar qualidade de vida.

Horário da prova: 06h às 12h

Local: Rio Igarapé da Fortaleza

Paralelamente, também acontecerá o Santana Praia Fest às 10h na Praia do Vermelho, situado no Rio Vila Nova. Os atletas poderão competir no futelama e na disputa de penalidade máxima, os famigerados pênaltis. Os vencedores do futelama serão premiados com troféus para o 1° e o 2° lugar e os competidores de pênaltis receberão medalhas para as duas primeiras colocações.

Já o dia 14 será especial para todas as famílias santanenses, afinal, mais um dispositivo voltado para promoção da saúde será entregue aos munícipes. Desta vez será a Sala Bera, local destinado à realização do exame de mesmo nome, que indica o nível de audição da criança. A inauguração da sala será no Centro de Reabilitação Mário Dias, localizado na Avenida Santana.

No dia 15, acontece a Cantata de Natal, organizada pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Santana, a sonata promete aquecer o coração do público para entrar no clima natalino com chave de ouro. A apresentação será na Praça do Fórum, a partir das 18h. Você não vai perder essa, vai?

O dia 16 também está recheado de coisas boas e se você pensou em programação histórico-cultural, acertou em cheio. O City Tour é a grande novidade para celebrar o solstício de Santana, será um passeio pelos principais pontos da cidade, conduzido por guias de turismo. O evento é aberto ao público que deseja conhecer mais a fundo a história do município. Ficou interessado? Se liga porque começa cedo, das 08h às 12h.

E o tão esperado dia 17 chegou, salva essa data, hein? É o aniversário de Santana, e por aqui temos mais programações para celebrar esse dia. A programação começa pela manhã na Praça do Fórum, das 08h e às 12h, com a cerimônia ofical do aniversário da cidade,  distribuição de bolo, apresentações culturais e ainda, uma ação social imperdível. Os aficionados por esportes radicais também serão contemplados com o rapel, disponível e aberto ao público das 08h às 14h, na Ponte do Rio Matapi.

Às 15h30min acontece no Ginásio Augusto Antunes a disputa entre a equipe campeã  do interbairros, a Ilha de Santana versus a seleção escolhida entre as equipes que disputaram o campeonato. Mais tarde, a partir das 17h começa o Supermaster, um campeonato dedicado à homenagear as estrelas que joagaram pelo Santana e Independente Esporte Clube nas décadas de 1970 a 2000. Nessa disputa, os jogadores do Carcará do Porto e o Canário Milionário se enfrentam em uma partida memorável. Gostou? Tem muito mais! Arrasta para cima.

No mesmo dia, às 18h a gente se encontra na Praça do Fórum, para prestigiar um show que promete agitar e marcar a memória do público.

Falando em qualidade de vida, dia 18 é mais uma data para lembrar que cuidar da saúde pode ser divertido e muito prazeroso. A concentração para a 1ª Minimaratona – Cidade de Santana inicia às 05h30min e a largada será dada logo mais às 06h15min.

Na véspera do natal, (24), acontecerão os Flash Mobs, um coral que se apresentará em diversos locais da cidade, para animar ainda mais as ruas de Santana. Será no Porto do Açai às 09h; em frente à Jumbinha às 10h e na calçada da loja Domestilar às 12h.

E para concluir o calendário festivo e começar o ano de 2023 com o pé direito, a Prefeitura de Santana preparou um mega Show da Virada no dia 31, que promete muita animação e boas energias.

Luana Silveira | Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Santana.

Última modificação: 8 de dezembro de 2022