Prefeitura de Santana promoverá Semana de Enfermagem com homenagens, palestras e entrega de uniformes

18 de maio de 2022

A Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, promoverá a Semana de Enfermagem, com o tema “Avanços e conquistas no exercício profissão.” A programação ocorrerá na próxima sexta-feira, 20 de maio, das 8h às 18h, no Instituto Federal do Amapá (IFAP) Campus Santana.

O evento será dedicado aos profissionais que atuam nos serviços de Atenção à Saúde de Santana como enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem, e aberto para acadêmicos e estudantes de Enfermagem. O objetivo é permitir ao profissional de enfermagem um espaço democrático de escuta e discussão técnica sobre os principais pontos de atuação da categoria no município.

A secretária adjunta de Saúde e coordenadora da programação, enfermeira Tânia Vilhena, salienta que os profissionais da saúde merecem valorização e reconhecimento por todas as suas atuações: “Além de homenageá-los, queremos promover um momento de troca de experiências e compartilhar conhecimento, para melhorar os mecanismos para uma assistência de qualidade com humanização”, disse.

No último dia 12 de maio foi celebrado o Dia Mundial da Enfermagem e do Enfermeiro. Santana tem atualmente 294 profissionais de enfermagem que atuam na prevenção, proteção e tratamento de enfermidades e na saúde da família. O atendimento profissional de enfermagem é distribuído nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Policlínicas, Vigilância em Saúde e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

Confira a programação:

8h às 8h30 – Credenciamento

8h30 às 9h – Mesa de Abertura

9h às 10h – Palestra Magna: Avanços e conquistas no exercício da profissão

Palestrante: Dra. Emília Pimentel – Presidente COREN (AP)

10h às 10h15 – Intervalo – Café Pedagógico

10h15 às 11h15 – Palestra: Prescrição de Enfermagem – Espaço conquistado x prática vivenciada.

Palestrante: Dr. Vencelau Pantoja – Conselheiro Federal de Enfermagem – COFEN.

11h15 às 15h – Apresentação dos profissionais de enfermagem destaque nos serviços de saúde do município de Santana.

12h às 14h – Intervalo

14h às 15h – Palestra: Uso racional de medicações na APS.

Palestrante: Dr. Carlos Sena – Conselheiro Federal de Farmácia – CFF

15h às 16h – Palestra: Saúde mental e o profissional de enfermagem no pós-covid.

Palestrante: Dra. Verônica Favacho – Professora da UNIFAP

16h às 17h – Palestra: Formação na Enfermagem: perspectivas e realidade.

Palestrante: Dra. Marlucilena Pinheiro da Silva – Professora da UNIFAP

17h às 18h – Cerimônia de encerramento

Sorteio de brindes e entrega de uniformes (camisa) aos servidores de Enfermagem do município

Ívina Oliveira