Equipes pedagógicas das escolas municipais participam de formação sobre apoio escolar

18 de maio de 2022

Na manhã de hoje, 18, a Secretaria Municipal de Educação (SEME), realizou no auditório da Escola Municipal Claudionor Rocha, um momento para dialogar com os gestores e coordenadores pedagógicos, sobre as atribuições e deveres dos Profissionais do Apoio Escolar (PAE), relacionados ao atendimento de seu público-alvo, que são crianças matriculadas na rede municipal de ensino, que necessitam de acompanhamento especializado.

Os profissionais do PAE exercem atividades que atendam às necessidades de apoio à comunicação, interação, locomoção, alimentação e cuidados pessoais de estudantes com deficiência, conhecendo seus históricos, observando mudanças no comportamento e na saúde das crianças. Também devem auxiliar os professores da sala de aula regular que atuam junto a esses alunos, intermediar as relações sociais e afetivas entre os alunos a fim de eliminar as barreiras de comunicação e socialização do aluno com deficiência em sala de aula e na escola, realizar atividades como copiar, ler e responder pelo aluno com deficiência, respeitando sua participação, buscar informações adicionais sobre as necessidades específicas do aluno assistido, entre outras atribuições.

A formação acontece ao longo dos anos e contempla formação específica dentro de cada área do público-alvo 7da educação especial, formação a respeito do monitoramento e fichas técnica e assessoramento para auxiliar e tirar as dúvidas, assim como fornecer o suporte necessário sempre que houver necessidade.  O objetivo das formações é facilitar a comunicação das equipes com a Secretaria de Educação, para que os alunos que necessitam de atendimento especializado e os profissionais que atendem esse público, não fiquem desassistidos e o trabalho em equipe tenha êxito na inclusão de todos.

Para Larissa almeida, chefe do Departamento de Educação Especial (DEE), a formação realizada, trata-se da aproximação do departamento com as equipes de gestão escolar. “Essa formação em questão é muito importante para a aproximação do departamento com as equipes das escolas, dando um olhar mais atencioso à educação especial e inclusiva em cada escola, realizando um trabalho de excelência”, afirmou.

Durante a formação, foram abordados os encaminhamentos e orientações que devem ser passadas aos pais, para que seus filhos recebam atendimentos pela rede de saúde, mais próxima, visto que o departamento de avaliação faz orientação pedagógica e não emite laudos médicos. Também houve tratativas acerca do assessoramento dentro das escolas e sobre o levantamento dos alunos e suas especificidades.

O apoio escolar é necessário para crianças, adolescentes e adultos, que apresentem condições de dependência de cuidados diários na escola, desempenhando as atividades cotidianas e corriqueiras, tecnicamente chamadas de Atividades de Vida Diária (AVD), viabilizando o direito básico à educação,garantido constitucionalmente, possibilitando a inclusão escolar a partir do respeito às diferenças.

Renata Rodrigues

Última modificação: 18 de maio de 2022