Na manhã desta quarta-feira, 18, técnicos da Prefeitura de Santana, conselheiros tutelares e órgãos da segurança pública estiveram em uma importante caminhada e panfletagem em alusão ao dia 18 de maio, data que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A caminhada teve como objetivo orientar sobre os canais de denúncia, já que, diariamente, crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência, nos diversos ambientes por eles frequentados.
Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público estão envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e à exploração sexual, alertando principalmente que as vítimas, na maioria dos casos, não têm a percepção do que é o abuso sexual.
O evento contou com o apoio da Polícia Militar, da Vara da Infância, da Policia Rodovia Federal e de alunos e professores das Escolas Rodoval Borges, Augusto Antunes e Padre Ângelo Biraghi.
“Ressaltamos a importância do trabalho em rede, destacando o Conselho Tutelar e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) que funcionam como porta de entrada para o atendimento de pessoas em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados. Salientamos que, principalmente, não culpem a criança ou o adolescente e que identifiquem quaisquer elementos e situações de risco que possa haver”, frisou a secretária adjunta Alda Maria Lucas
Cleomar Monteiro
Assessoria Comunicação
SEMASC
Última modificação: 18 de maio de 2022