Prefeitura assina projetos de lei que asseguram gratificações salariais a vigias, garis e agentes de trânsito

27 de setembro de 2022

Foto: Crisyano Mendes | Acervo PMS.

Durante a manhã desta terça-feira, 27, o prefeito Sebastião Rocha assinou dois Projetos de Lei que dispõem sobre a incorporação de gratificações de jornada nos vencimentos bases dos servidores das classes dos garis, vigias e agentes de trânsito da Superintendência de Transportes e Trânsito de Santana (STTRANS).

A iniciativa faz parte da política de valorização dos servidores, intrínseca à gestão do prefeito. Os recursos para as tratativas provém do tesouro municipal, e, para viabilizar a iniciativa, foram aplicados estudos de impacto financeiro e orçamentário.

Segundo o prefeito, a valorização dos servidores é um compromisso da gestão, que não mede esforços para congratular os funcionários que trabalham incansavelmente para tornar Santana um lugar melhor para todos: “Os benefícios alcançados pelos vigias, garis e agentes de trânsito mostram que a Prefeitura de Santana cuida bem do seu servidor. E com isso, nós conseguimos estabilizar a nossa relação com todos os funcionários. Estamos garantindo que mais ativos circulem para fomentar a economia e fortalecer o comércio, gerando mais emprego e renda, além de contribuir para que nossos servidores tracem planos, metas e estejam sempre em dia com suas prioridades financeiras”, expressou.

As gratificações são necessárias para garantir a aposentadoria dos servidores, haja vista que entrarão na base de cálculo dos seus orçamentos base.

Foto: Crisyano Mendes | Acervo PMS.

Para o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Santana (SSMS), Aroldo Valente, a gratificação irá melhorar o poder de compra dos contribuintes e garantir o direito à aposentadoria: “Nós entendemos que esse direito alcançado pelos servidores irá melhorar o poder de compra, além de garantir sua aposentadoria. Por isso, agradecemos ao prefeito Sebastião Rocha por ter ouvido nossos anseios e ter concedido este benefício, que além de ajudar o servidor, também aquece a economia do nosso município”, destacou.

Projetos de Lei

O projeto referente aos servidores da STTRANS garante a incorporação salarial com gratificação de função de risco de 40%. Ainda prevê a incorporação de 30% na jornada de trabalho, totalizando 70%. A ação também estabelece 20% de gratificação por periculosidade, direito este que ainda não havia sido concedido aos agentes.

Já em relação ao projeto de lei para os vigias e garis de Santana, determina o provento de 35% de jornada e 35% na base salarial dos prestadores em efetivo exercício da função.

Foto: Crisyano Mendes | Acervo PMS.

Augusto Gonçalves, vigia há mais de 30 anos, expressa contentamento pelo reconhecimento dos servidores da categoria: “É um sentimento de gratidão muito grande que nós temos ao prefeito, por mais uma vez ter nos ajudado a realizar mais uma conquista. Sempre que conversamos com ele, somos ouvidos e temos nossos pedidos atendidos. Por isso, neste dia, em nome da vigilância, agradeço por tudo o que ele tem feito pela classe”, concluiu o servidor.

Foto: Crisyano Mendes | Acervo PMS.

Em nome dos agentes de trânsito, a diretora da STTRANS, Fábia Sena disse: “Hoje é um momento histórico para a STTRANS e o sentimento não poderia ser outro a não ser gratidão. Agradecemos primeiramente a Deus, ao excelentíssimo prefeito Sebastião Rocha e a todos os nossos servidores efetivos, nossos serventes, administrativos e os agentes de fiscalização de trânsito. Hoje nós podemos ter a segurança de uma aposentadoria adequada e justa. Isso é valorização profissional. Parabéns e muito obrigada”, manifestou a diretora.

Foto: Crisyano Mendes | Acervo PMS.

Nos próximos dias, os projetos serão encaminhados para a Câmara Municipal de Vereadores, onde passarão pelos trâmites legislativos, até serem enquadrados na forma de lei municipal.

Luana Silveira – Assessora de Comunicação da Prefeitura de Santana

Contato: luanasilveirajor@gmail.com