Prefeitura de Santana inicia dispensação de insulinas da rede de saúde municipal

29 de setembro de 2022

Foto: Letícia Maciel | Acervo PMS.

A Prefeitura de Santana está disponibilizando, a partir desta quinta-feira, 29 de setembro, a dispensação de forma gratuita, de dois tipos de insulinas, nas farmácias da rede municipal. Os tipos são Insulina Protamina Neutra de Hagedorn – NPH e Insulina Regular, na versão caneta e frasco para o tratamento de diabetes.

A dispensação de insulina pelo município de Santana é destinada para o tratamento do Diabetes Mellitus tipo 1 e, eventualmente, na Diabetes Mellitus tipo 2 e Diabetes Gestacional. Esse medicamento está incluído na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME 2022) e Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME 2021) em duas diferentes apresentações de insulinas: a Insulina Humana Regular 100 UI/mL (frasco 10 ml e caneta 3 ml) e Insulina Humana NPH 100 UI/mL (Frasco 10 ml e caneta 3 ml).

Foto: Letícia Maciel | Acervo PMS.

A secretária de Saúde, Ithiara Madureira diz que a insulina na versão em caneta permite um conforto melhor para o usuário: “Além da praticidade no uso, a precisão no que diz respeito à dosagem e a facilidade de armazenamento, a insulina vai permitir um conforto maior para os diabéticos”, expressa a secretária.

“É importante que o paciente vá ao médico, faça sua consulta e receba o diagnóstico de paciente de diabete e receba o receituário, para poder adquirir, caso necessário a insulina. Essa dispensação é realizada com um controle absoluto, através do sistema Hórus, com um farmacêutico fazendo a dispensação e a orientação”, expressou o Coordenador da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica, Carlos André.

As insulinas são dispensadas atualmente em três unidades de saúde no município de Santana: Policlínica Alberto Lima (Travessa Manoel Moura de Carvalho, bairro Daniel), Policlínica Maria Tadeu (Avenida Castelo Branco, nº 530, bairro paraíso) e UBS Antônio Serieiro (Avenida Maria Colares, bairro Nova Brasília). A dispensação ocorre de segunda a sexta no horário das 08:00 às 12:00h e das 14:00 às 17:00.

Foto: Letícia Maciel | Acervo PMS.

Silvia Santos, que pega a medicação para a avó há mais de dois anos, diz que os pontos de dispensação ficaram ótimos: “Agora ficou muito melhor, o local que era realizado a distribuição antes, era mais longe. Agora foi distribuído de uma forma que vai abranger mais partes da cidade. Sem dúvida ficou mais perto para que eu pegue o medicamento, pois minha avó é dependente e precisa desses cuidados, ficou excelente”, disse.

Para o recebimento das insulinas, o paciente ou o responsável pela retirada, deverá apresentar cartão do SUS, receita em duas vias, descrito o tipo de insulina, posologia e tempo de tratamento. É obrigatório apresentar cuba térmica ou isopor para o transporte do medicamento.

Ívina Oliveira
Assessora de comunicação