Em Santana, enfermeiros participam de oficina para aprimorar o atendimento do pré-natal e puerpério

29 de junho de 2022

Com o objetivo de aperfeiçoar a os atendimentos de pré-natal e puerpério, a Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, iniciou, nesta quarta-feira, 27, uma oficina para enfermeiros da Estratégia Saúde da Família e Atenção Básica de Santana, com o objetivo de aprimorar os cuidados no pré-natal, os cuidados após o parto ao recém-nascido, à mãe, ao pai ou companheiro, e à família.
Com a duração de três dias, as palestras estão sendo desenvolvidas com diversas temáticas como a abordagem pré-concepcional; o acompanhamento da gestante na atenção primária, (pré-natal do parceiro, vacinação e solicitação de exames); estratificação de risco da gestante e a consulta puerperal (abordagem pré-concepcional e aleitamento materno).

Imagem: acervo PMS.

A coordenadora da programação e também da Saúde da Mulher do município de Santana, Dulcinéia Coelho de Freitas, fala da importância de desenvolver essa oficina: “Nós precisamos sempre trabalhar a educação permanente dos nossos profissionais, e em se tratando de pré-natal, a gente acompanha a mulher do o início da gestação até o puerpério, que é o período pós-parto. Essa assistência é necessária, pois, no nosso estado, os índices de mortalidade infantil, materna e neonatal estão altos, e é fundamental trabalhar nesses indicadores e preparar os profissionais para, assim, ver os resultados daqui a um ano”, conclui a coordenadora.

Imagem: acervo PMS.

A capacitação, que iniciou no dia 27 de junho, no Sindicato dos Servidores Municipais de Santana, com a programação dividida entre parte teórica, no horário da manhã, e à tarde a parte prática, tem continuidade nos dias 28 e 29, no Auditório do 4° Batalhão da Policia Militar, e encerrará no dia 30.
Ívina Oliveira 99128-4686
Secretaria Municipal de Saúde SEMSA