Prefeitura Municipal de Santana

’Semeando Saberes 2024’ aborda gestão de resultados e rotina escolar

4 de março de 2024

Acervo PMS.

O Semeando Saberes é um evento anual que traz discussões pertinentes para o ano letivo que se iniciará. Para 2024, o trabalho será realizado em forma de “Trilha Pedagógica” até o dia 15 de março, onde serão reunidos pequenos grupos formados pelas escolas para discutir o tema “a gestão de resultados e a rotina escolar”.

O objetivo da Secretaria Municipal de Educação (SEME) é proporcionar um encontro com os profissionais da Educação da rede municipal para que juntos tracem ações necessárias para o retorno das aulas presenciais este ano.

“É um momento de discussão, reflexão e planejamento da importância da educação pública, da organização do trabalho pedagógico, das temáticas educacionais e do cotidiano escolar, além de uma idealização de estratégias que visam garantir o direito de aprendizagem dos alunos com relação ao que se espera do ano letivo”, afirma Silvia Quadros, coordenadora da Educação Básica de Santana.

Acervo PMS.

Durante a formação, os professores deverão trabalhar competências que estejam presentes nas esfera social e cultural, nas atividades políticas e relacionais que são necessárias para o exercício da cidadania dentro do contexto democrático.

A capacitação está organizada em forma de circuito, sendo que a SEME irá às escolas com foco em:

• Contextualização – Posição do Amapá nacionalmente (base SAEB, PARC/FLUÊNCIA)
• Posição de Santana quanto aos demais municípios do Estado (base PARC/FLUÊNCIA)
• Posição da escola quanto às demais unidades escolares municipais (base PARC/FLUÊNCIA, SAEV)
• Orientações 2024
• Eixos da Política Nacional Criança Alfabetizada
• Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
• Apresentação dos indicadores 2023
• Resultado de Aprendizagem – série histórica de 2019 a 2023
• Política Municipal “Santana Educa pra Valer” (Formação, acompanhamento e avaliação)

Renata Rodrigues
Assessora de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação

Última modificação: 4 de março de 2024

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