Secretaria Municipal de Saúde amplia exame BERA

26 de janeiro de 2023

Foto: Crisyano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

A Secretaria Municipal de Saúde continua ampliando serviços, visando melhorar a saúde da população santanense.

O exame de Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (Peate), ou Bera, que vem sendo ofertado desde dezembro do ano passado, no Centro de Referência em Reabilitação Mário Dias Tavares (CER), agora passa a ser realizado também com sedação.

O procedimento é indicado para crianças agitadas que não conseguem fazer o exame deitadas e com os olhos fechados. Geralmente são crianças com alguma condição, por exemplo, o autismo.

COMO É FEITO O EXAME?

O exame dura entre 30 e 40 minutos e normalmente é feito enquanto se dorme ou por sedação, para não interferir no resultado.

O Bera tem o objetivo de examinar a integridade das vias auditivas, desde a orelha interna até o encéfalo. A equipe responsável pelos procedimentos é composta por fonoaudióloga, anestesista, enfermeira e técnica de enfermagem.

Eletrodos são colocados na testa e atrás das orelhas para provocar estímulos auditivos. Assim os potenciais auditivos são avaliados. Com base neste exame, é possível determinar se existe ou não perda auditiva – e caso haja, se ela está relacionada com lesões na cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico.

É indicado principalmente para avaliar o desenvolvimento e a resposta auditiva de crianças, recém-nascidos prematuros, crianças autistas ou com alterações genéticas, como por exemplo a Síndrome de Down.

Foto: Crisyano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

COMO AGENDAR AS CONSULTAS?

As consultas são agendadas de segunda a sexta-feira no Centro de Referência em Reabilitação Mário Dias Tavares (CER), localizado na Rua Salvador Diniz, n° 1512, no bairro Remédios I.

O exame pode ser agendado de forma presencial, ou através do número de WhatsApp (96) 98436-8450, no horário das 8h às 17 horas.

Os documentos necessários para o agendamento são: RG ou registro de nascimento, SUS, comprovante de residência, solicitação do exame (encaminhamento) com validade de um ano.

Assessoria de Comunicação | Secretaria Municipal de Saúde - SEMSA

Última modificação: 26 de janeiro de 2023