UBS Antônio Serieiro reformada e van para serviços itinerantes de saúde e reforço para o combate à COVID-19

19 de setembro de 2020

Neste sábado, 19, a saúde santanense recebeu reforços de estrutura e serviços. Em uma solenidade transmitida virtualmente para garantir a segurança durante as medidas restritivas impostas pela pandemia, foram entregues a Unidade Básica de Saúde Antônio Serieiro, no bairro Nova Brasília, completamente reformada, e um veículo utilitário do tipo van, que será destinado aos serviços itinerantes das equipes da Secretaria Municipal de Saúde nas áreas mais afastadas do centro da cidade.

As duas entregas foram priorizadas para o trabalho ininterrupto do enfrentamento ao coronavírus no município.

Unidade

A reforma da UBS Antônio Serieiro recebeu recursos no valor de R$ 301 mil, destinados pela deputada federal Marcivânia Flexa, que não pôde comparecer ao evento. As obra foi executada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) e a indicação da emenda é do ano 2016.

O secretário adjunto de saúde do município, Josimar Santos, ressaltou a importância que a gestão tem dado a este setor, com diversos investimentos, até então, nunca priorizados.

“Nós temos Unidades Básicas de Saúde reformadas em diversas comunidades, inclusive ribeirinhas, com recursos resgatados que estariam perdidos se não fosse o compromisso da gestão. Hoje, por exemplo, nossa rede laboratorial realiza 66 tipos de exames, com uma estrutura que nem o Estado tem no município”, disse.

Todos esses exames estarão disponíveis na UBS entregue neste sábado, que também funcionará como posto de coleta, informou o secretário.

Van

Também foi entregue neste sábado um veículo utilitário do tipo van, adquirido com recursos destinados pela deputada Leda Sadala na ordem de R$158.599 . A van será destinada para realização dos serviços itinerantes das equipes de saúde do município nas comunidades mais afastadas. A locomoção dos trabalhadores que atuam no combate ao coronavírus é a principal função do veículo.

Também a cadeira odontológica da UBS Antônio Serieiro foi adquirida com recurso extra destinado pela deputada Leda, que em seu discurso, agradeceu o trabalho dos servidores da saúde.

“Olhando para os trabalhadores da nossa saúde, vejo homens e mulheres comprometidos com uma missão que se assemelha a de Jesus, de amor ao próximo, de doação e amor. São verdadeiros heróis e merecem nosso reconhecimento e respeito”.

A deputada Leda também agradeceu à deputada Marcivânia pela destinação de emenda e ressaltou a grande demanda do município.

“Agradeço a parceria da minha colega parlamentar, precisamos unir esforços, sabemos que Santana tem uma alta demanda por receber o maior fluxo que vem das ilhas do Pará. Pelo povo, a união e o trabalho devem ser prioridade.”

A UBS Antônio Serieiro inicia os atendimentos pela manhã, nesta segunda-feira, 21, com marcação de consultas, exames comuns, de pré-natal e dentista.

Última modificação: 19 de setembro de 2020