Santana disponibiliza a realização do exame de BERA, pela primeira vez na rede pública municipal

15 de dezembro de 2022

Foto: Letícia Maciel | Acervo Prefeitura de Santana.

A Prefeitura Municipal, em parceria com o Governo do Estado, inaugurou nesta quarta-feira, 14, o exame Potencial Evocado Auditivo (PEATE), conhecido popularmente como BERA. A cerimônia aconteceu no Centro de Referência em Reabilitação Mario Dias Tavares, às 11 horas.
O exame é indicado para avaliar o sistema sensorial e verifica se há alguma perda auditiva, que pode acontecer devido a uma lesão na cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico e poderá ser realizado desde o nascimento até os cinco anos de idade.

Foto: Letícia Maciel | Acervo Prefeitura de Santana.

O secretário estadual de Saúde, Juan Mendes, destacou a importância deste exame para o diagnóstico de autismo:
“Trazer para Santana a oportunidade das crianças realizarem este exame com sedação, ajuda não apenas na questão relacionada ao sistema auditivo, mas também no diagnóstico precoce do espectro autista. Este é um dos exames essenciais para descartar a falta de audição da criança”, destacou.
Para a secretária de Saúde, Ithiara Madureira, a realização deste exame é um marco para a saúde do município:
 “Este é um grande momento, um marco que o Prefeito Bala, deixará para Santana, hoje temos como realidade o diagnóstico e as terapias sendo ofertadas, serviços que antes não tínhamos”, explicou.
O Prefeito de Santana, Sebastião Bala Rocha, complementou as falas, agradecendo a parceria com o Governo do Estado:
“Quero neste momento, agradecer tanto ao secretário estadual de Saúde, Juan Mendes, quanto ao Governador Waldez Góes, pelas parcerias na área da saúde”. O prefeito também enfatizou a importância do diagnóstico precoce para o desenvolvimento das crianças com problemas auditivos, e deixou um alerta para os pais: “O diagnóstico deve ser feito precocemente, para que a criança entre num plano de tratamento, e assim, possa evoluir”.

Como é feito o exame?
O exame dura entre 30 e 40 minutos e normalmente é feito enquanto se dorme ou por sedação, para não interferir no resultado do exame. É indicado principalmente para avaliar o desenvolvimento e a resposta auditiva de crianças, recém-nascidas, ou com alterações genéticas, é também um exame essencial para o diagnóstico de autismo.
Foto: Letícia Maciel | Acervo Prefeitura de Santana.
Como agendar as consultas?
As consultas são agendadas de segunda a sexta-feira no Centro de Referência em Reabilitação Mário Dias Tavares (CER), localizado na Rua Salvador Diniz, n° 1512, no bairro Remédios I.
O exame pode ser agendado de forma presencial, ou através de um número no WhatsApp (96) 98436-8450, no horário de 8h às 17 horas.
Os documentos necessários para o agendamento são: RG ou registro de nascimento, SUS, comprovante de residência, solicitação do exame (encaminhamento) com validade de um ano.
Ívina Oliveira | Assessoria de Comunicação/Secretaria Municipal de Saúde

Última modificação: 15 de dezembro de 2022