SAMU comemora 15 anos do serviço em Santana

20 de setembro de 2021

Há 15 anos o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi implantado em Santana. De lá para cá, milhares atendimentos foram realizados no município. Pacientes buscam o serviço através do número 192 e são atendidos pelas equipes de socorristas em diversas situações, desde acidentes, até em casos onde eles auxiliam ou realizam partos.

O aniversário de 15 anos do serviço em Santana, foi comemorado com um café da manhã dedicado aos servidores, homenagens e a entrega de uma Ambulância, cedida pelo Governo do Estado ao município para dar suporte às ações do Núcleo de Educação em Urgência (NEU).

O prefeito de Santana, Bala Rocha, a secretária Municipal de Saúde, Ithiara Madureira e a secretária-adjunta de Atenção à Saúde, Edineth Vendruscolo, participaram das comemorações e destacaram o papel do Serviço de Urgência e Emergência, sobretudo no período de pandemia em que o Estado atravessou e ainda trava contra o coronavírus. “É um trabalho fundamental, que dá suporte para as pessoas em situações de urgência, estabilizando as vítimas no local e transporta às unidades de saúde, com eficácia no menor tempo resposta possível para ajudar e salvar vidas. Agradecemos ao Governo do Estado pela parceria com o município e por fortalecer o Samu de Santana”, completou o prefeito Bala Rocha.

A unidade SAMU Santana passou a operar em 11 de setembro de 2006, chegando a atender através do Disk Ambulância. Hoje operando por meio da Central de Regulação Médica do SAMU Estadual, a unidade conta com três viaturas operantes para o atendimento pré-hospitalar e 42 servidores, entre condutores, técnicos de enfermagem e enfermeiros e profissionais de apoio. Nos últimos nove meses, o serviço realizou cerca de 1.978 atendimentos. Além dos atendimentos in loco, a unidade também amplia o serviço através de projetos como Samuzinho, que atende escolas e comunidades, com orientações de primeiros socorros.

As comemorações de 15 anos de implantação do SAMU em Santana, não rendeu homenagens apenas aos servidores que construíram história na instituição, mas também, aos companheiros dedicados e atuantes que perderam a batalha para a Covid-19. “Vestimos este uniforme com muito orgulho, para salvar vidas, mesmo quando a nossa vida também está em risco. As famílias precisam do nosso serviço e por isso o desenvolvemos com muito afinco”, finalizou Idevaldo Galeno, que há 15 ano atua como condutor no SAMU.

Comunicação- Prefeitura de Santana

Última modificação: 20 de setembro de 2021