Durante a última semana diversos órgãos que compõem a Rede de Proteção e Atendimento à Mulher de Santana (RAMS) estiveram reunidos no auditório da Polícia Militar, a convite da Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres (CMPM), com a intenção de garantir a aplicabilidade do fluxograma da RAMS e que órgãos de proteção a mulher possam trabalhar em sinergia.
Participaram da reunião representantes da Polícia Militar, Polícia Civil (Delegacia da Mulher), do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), além de outros órgãos. A vice-prefeita Isabel Nogueira participou do encontro e destacou a importância do evento. Ester de Paula, que possui um amplo trabalho em defesa dos direitos da mulher no estado, conduziu o evento e apresentou o plano de ação. A primeira-dama do município, Enaim de Paula, também esteve presente.
Além do fluxograma, entre os assuntos abordados com mais destaque, está o protocolo da Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, que irá se tornar lei em agosto. “Esse protocolo poderá se tornar lei já em agosto e trata de combate à violência doméstica e sexual contra a mulher. Ele garante prioridade nas políticas públicas e no atendimento nos casos de violência. Esta é uma causa com a qual o prefeito Bala Rocha tem compromisso e quando isso acontecer será, certamente, um grande avanço para o nosso segmento”, afirmou Léa Soryana, Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.
Além disso, foi lançada a ficha de referência e contra referência da coordenadoria. E a ficha de atendimento à mulher vítima de violência. Uma das datas que deverá receber atenção, é referente a ações do dia 7 de agosto, quando a Lei Maria da Penha, completa 15 anos de existência.
“As políticas de combate à violência contra a mulher não têm bandeira, é uma causa. Quando há a união de todos os órgãos que compõem a rede, e estes atuam de maneira integrada, o resultado é atingido. É fundamental esse tipo de encontro para alinharmos as ideias e pensamentos em todo do segmento”, afirmou a vice-prefeita Isabel Nogueira.
Comunicação – Prefeitura de Santana
Last modified: 6 de julho de 2021