Programa Alimenta Santana entra em fase final de análise de cadastros

Em: 14 setembro, 2020

As equipes da Prefeitura de Santana entram em fase final de análise dos cadastros inscritos no Programa Social Alimenta Santana, que visa a transferência de crédito para cartões que possibilitam a compra de alimentos, água e gás para famílias de baixa renda que sofreram com o impacto da pandemia da Covid-19.

O recurso para o programa é fruto de uma emenda destinada pela Deputada Federal Leda Sadala e a análise de cadastros está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).

As inscrições aconteceram em todos os bairros de Santana. Os beneficiários receberão o valor de R$ 400 reais, dividido em duas parcelas de 150 reais e uma de R$ 100 reais em cartão de compras.

Inscrições aconteceram nos bairros de Santana

Fase atual

Mais de 4 mil cadastros já foram minuciosamente analisados e ao fim desse processo, que deve acontecer na próxima semana, duas listas com cadastros deferidos e indeferidos serão disponibilizados através de um link de acesso que será divulgado no site da Prefeitura de Santana.

Os cadastros que forem indeferidos poderão recorrer em tempo hábil e se recolocar para avaliação da comissão

Cartões

A aquisição dos cartões está na fase de licitação, que acontecerá através da modalidade credenciamento. “Esta modalidade foi escolhida pela CPL e estamos aguardando que os bancos se credenciem para emissão da primeira remessa de cartões”, explica o secretário Victor Yvenns, da Semasc.

Os cartões serão distribuídos através de cautela pela população e após a entrega, a Prefeitura de Santana começa o pagamento em crédito para os beneficiários do Alimenta Santana.

Ao todo, serão distribuídos 5.750 cartões, mas o secretário explica que os cadastros iniciais não alcancem esse quantitativo: “O número de cadastros indeferidos é alto, são pessoas que não se enquadram nos critérios socioeconômicos definidos pelo programa. Quando a primeira lista de deferimentos for publicada, as vagas remanescentes serão reabertas para novas inscrições, que devem acontecer no Cras”, disse.