Profissionalização: Servidores da atenção primária recebem capacitação em Saúde da Criança

23 de agosto de 2022

Foto: Ívina Oliveira/Acervo PMS.

Nesta terça-feira, 23, iniciou a Capacitação em Saúde da Criança, realizada na Escola Estadual Professora Elizabeth Picanço Esteves, no horário de 08h às 13h. A capacitação acontecerá por mais três (3) dias, o público alvo são médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem.
A programação contará com palestras de apresentação do “Perfil Epidemiológico da Saúde da Criança no Município de Santana”, sobre o “Acolhimento do RN – Consultas de Puericultura, acompanhamento familiar, quantidade de consultas a serem  realizadas, profissionais responsáveis pelas consultas de puericultura”, sobre as “Principais Doenças Prevalentes na Infância”, “Crescimento e Desenvolvimento Infantil” e “Imunização da Criança”.

Foto: Ívina Oliveira/Acervo PMS.

O propósito é fortalecer os atendimentos que são prestados no município na Atenção Primária de Saúde, através das Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas, relacionadas ao cuidado, prevenção, promoção, e assistência à criança, no âmbito da saúde para reduzir a morbimortalidade infantil:
“O objetivo é que o público alvo compareça na capacitação, e aprenda mais sobre consulta de puericultura, crescimento e desenvolvimento da criança, as doenças prevalentes na infância e também sobre a imunização da criança. É um momento de troca de informações e conhecimento, dando oportunidade de aprimorar e capacitar os profissionais que hoje atuam na saúde primária de Santana”, disse a coordenadora da saúde da criança do município, Simone Salazar.
O médico, Eduardo Lobato, falou sobre o treinamento de puericultura: “Uma das principais palestras está sendo sobre as consultas do atendimento à criança, isso favorece a nossa compreensão quanto ao cuidado da saúde da criança e da puérpera, e isso também melhora os índices, tanto em Santana, quanto no Estado. O objetivo é levar um atendimento qualificado, uma melhor condição de saúde para essa população que é muito vulnerável e que precisa de um atendimento especializado, para poder gerar um futuro bom e um desenvolvimento ideal, para essa sociedade”, expressou.
Ívina Oliveira
Assessora de Comunicação