Primeiro dia da 29ª edição do Forrozão do Tio Gigante resgata a tradição de uma das maiores festas juninas do Amapá

25 de junho de 2022

Aguardada com grande expectativa pela população, a 29° edição do Forrozão do Tio Gigante, faz parte do projeto Diversidade Cultural e atraiu nesta sexta-feira, 24, milhares de pessoas à Vila Olímpica no bairro Nova Brasília em Santana.

Considerada uma das maiores festas juninas do Amapá, o evento resgata a tradição da cultura santanense, que há anos, reúne brincantes da quadra junina em diversos pontos do município.

Após o período de pandemia, o Forrozão do Tio Gigante voltou a ser realizado de maneira presencial. Em 2020 e 2021, para não deixar a data passar em branco, o público acompanhou apresentações através de lives. Nesta sexta-feira, a abertura foi com a apresentação de bandas gospel, mostrando a diversidade de atrações: “Eu acredito que é sempre muito importante ter todos os públicos, pois mostra que temos uma diversidade de gêneros muito grande e além disso, a oportunidade de louvar ao Senhor. A organização do evento está de parabéns”, disse Patrício Castro, cantor da banda Aba Pai, uma das atrações da noite.

Imagem: acervo PMS – Foto: Criysiano Mendes.

Quem esteve presente, pôde ainda assistir as apresentações do Ministério Shekinah, Dil e Banda, as bandas Bit Batidão, Mega Trio e Stilo Safadin. O Forrozão do Tio Gigante existe desde 1993 e de lá pra cá, se notabilizou sendo um dos principais eventos juninos do norte do país pelo grande público que atrai. Segundo a organização, são mais de 100 empregos gerados diretamente, sem contar os ambulantes que aglomeram no entorno do local do evento:

Imagem: acervo PMS – Foto: Criysiano Mendes.

“Iniciei essa ideia em 1993 com um projeto muito pequeno que distribuía mingau para a população. O tempo foi passando e cresceu muito com uma oportunidade grande de gerar renda para os mais carentes. Deu certo, pois hoje, são centenas de famílias que garantem uma renda extra nessa época”, disse o idealizador e fundador do forrozão, Tio Gigante.

Incentivando o empreendedorismo, 35 barracas foram montadas para comercialização de produtos artesanais. No setor de comidas típicas, maniçoba, vatapá, risoto, e até maçã do amor estavam entre os itens mais procurados pelo público.

Imagem: acervo PMS – Foto: Criysiano Mendes.

O prefeito de Santana, Bala Rocha, esteve presente e reafirmou o compromisso de potencializar os setores da cultura santanense:

“Santana respira cultura e afirmo que vamos continuar incentivando eventos como este que promovem a geração de renda para a população, além do lazer. O Forrozão do Tio Gigante é sinônimo de tradição e por isso está tão bonito. Faço questão e vou vir aqui durante todos os dias de evento”, finalizou Bala.

O Forrozão do Tio Gigante prossegue nos próximo dias 25 e 26 com apresentações de quadrilhas juninas, bandas e queima de fogos.

Jonhwene Silva

Ascom/PMS