Companhia Docas de Santana é 1º lugar no Prêmio Portos + Brasil

25 de junho de 2022

O objetivo da cerimônia é incentivar melhorias na gestão dos portos públicos brasileiros.

A Companhia Docas de Santana (CDSA) conquistou o primeiro lugar na 3ª edição do Prêmio Portos + Brasil na categoria Crescimento da Movimentação – Portos Públicos, em uma cerimônia que ocorreu na noite da última quinta-feira (23) no Clube Naval, em Brasília. A realização é da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA/MInfra). O secretário-adjunto de Relações Governamentais de Santana, Elias de Paula Araújo, participou da solenidade e recebeu o troféu em nome do município.

A premiação surgiu em 2020 a partir da necessidade de avaliar o setor portuário anualmente, no que diz respeito à busca contínua à excelência da governança dos portos do país. Elias Araújo, representante do município de Santana agradeceu a congratulação em nome do prefeito, Sebastião Ferreira Rocha e do Presidente da Companhia Docas de Santana, Edival Cabral Tork: “Em nome do prefeito de Santana, no Amapá, Sebastião Rocha, e do presidente da companhia, senhor Tork, eu gostaria de agradecer por essa premiação que é um incentivo para que a Companhia Docas de Santana continue a fazer o melhor. Muito obrigado”, afirmou o secretário-adjunto, Elias de Paula Araújo.

Reconhecimento

A Companhia Docas de Santana, vencedora na categoria Crescimento da Movimentação

Portos Públicos 2021 em relação à 2020, têm vivenciado uma fase singular nos últimos anos, especialmente pelo expressivo projeto de reurbanização do setor comercial e portuário de Santana, que visa reurbanizar cerca de 41.000 m2 do setor comercial e portuário do município, além de revitalizar 200 m da orla, entre o Terminal Pesqueiro e o Porto do Grego.

Autoridades portuárias foram premiadas na última quinta-feira (23), em Brasília, no Prêmio Portos + Brasil. Na imagem, representando Santana, o secretário-adjunto Relações Governamentais de Santana, Elias de Paula Araújo. Foto: Vosmar Rosa/Especial para o MInfra.

O prêmio

Os portos organizados são avaliados em locais que adotaram as melhores práticas organizacionais, com indicadores positivos, transparentes e com um bom quadro funcional para a exploração portuária. Acompanhe a seguir às nove categorias premiadas e os vencedores:

Execução de investimentos planejados

1º – Complexo Portuário de Suape (PE)
2º – Porto do Itaqui – Emap (MA)
3º – Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA)

Variação do Lucro Operacional (EBITDA)

1º – Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba)
2º – Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA)
3º – Porto do Itaqui – Emap (MA)

Ranking do Índice de Gestão da Autoridade Portuária (IGAP)

1º – Porto do Itaqui – Emap (MA) e Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA)