Prefeitura intensifica campanha de arrecadação de frascos de vidro para doação de leite humano

24 de maio de 2021

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) promove uma campanha para a arrecadação de frascos de vidro para ajudar no armazenamento do estoque de leite humano, que são doados a recém-nascidos que precisam do alimento. A ação ocorrerá no periodo de 25 a 28 deste mês, em todas as Unidades de Saúde do município.

Os frascos mais adequados, são os de café solúvel ou de maionese, desde que sejam de vidro e possuam tampa rosqueável, pois evitam contaminações e conservam melhor todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento de uma criança. Os frascos são cuidadosamente esterilizados para armazenar o leite. Os recipientes serão coletados e entregues ao Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Estadual de Santana.

“Com esta campanha, pretendemos favorecer a coleta do leite materno, salvando a vida de muitos bebês, principalmente os prematuros e os que estão na UTI neonatal em casos extremos e precisam deste alimento. Contamos com a ajuda da população para arrecadar o maior número de frascos de vidro”, acrescentou a secretária de Saúde, Ithiara Madureira. Os frascos de vidro podem ser entregues na Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Doação de Leite Materno

Além de coletar os frascos, o município também fortalece a campanha Maio Branco, com incentivo à doação de leite materno, fundamental para os bebês prematuros e que nascem com baixo peso e não podem ser amamentados pela própria mãe.

As mulheres que puderem doar leite materno, devem procurar o Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Estadual de Santana, que funciona de 8h às 12h e 14h às 18h, localizado a rua Salvador Diniz, nº 187, no bairro Remédios.

Para se tornar doadora, é necessário ter excedente de leite, estar saudável e se sentindo bem, além de comprovar testagem negativa para HIV, sífilis, hepatite B e C. Um litro de leite humano doado pode alimentar até dez bebês.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 24 de maio de 2021