Prefeitura de Santana entrega novas instalações da CAF e organiza gestão de Assistência Farmacêutica no município

24 de maio de 2021

O serviço de assistência farmacêutica do município de Santana foi reorganizado e apresentado à população nesta segunda-feira (24), com a entrega das novas instalações da Coordenadoria Municipal de Assistência Farmacêutica – CAF. O novo espaço físico, equipado e adequado para melhor acondicionamento dos medicamentos e insumos, passa a atender a população e as Unidades de Saúde em novo endereço, na avenida Santana, nº 2882, no bairro Paraíso.

A entrega do equipamento ocorreu através de Live transmitida pela página oficial da Prefeitura de Santana. O prefeito Bala Rocha, acompanhado de sua equipe técnica e autoridades do município e do Estado, celebraram a inauguração de mais um serviço de saúde revitalizado. A nova central de abastecimento, é a primeira do Amapá, com estrutura física dentro dos padrões sanitários, com registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF) e certificado de controle de pragas e roedores, para o cumprimento das boas práticas de distribuição e armazenagem de medicamentos, conforme as especificações exigidas.

O prefeito Bala Rocha, reiterou que o novo espaço físico permite organizar melhor a aquisição dos medicamentos, o controle de estoque e a distribuição para as unidades e para a população. “Este planejamento e esta organização é que nos dão a esperança de atender melhor a população, dentro das suas necessidades. Este atendimento na ponta é o que interessa para a população, se o serviço está organizado, se a entrega do medicamento está chegando nas mãos de quem precisa. Este é o objetivo principal, servir bem a população”, destacou o prefeito.

O vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Amapá (CRF), Douglas Costa, destacou a importância que o município tem acrescentado à assistência farmacêutica. “É um componente muito importante quando se fala de integralidade das ações de saúde. O paciente é acolhido pela enfermagem, prescrito pelas especialidades, mas a garantia do tratamento deste paciente é a assistência farmacêutica. Se estruturada e organizada, se torna forte, conseguindo garantir o devido serviço a quem necessita”, disse.

Para a secretária de Saúde, Ithiara Madureira, a nova CAF representa o olhar do cuidado e atenção para com as pessoas. “É um ambiente regulamentado dentro da normas sanitárias, para atender o usuário que necessita de dispensação de medicamentos, como a dispensação de insulina que ocorrerá com a devida orientação farmacêutica”, mencionou.

Melhorias

Com a organização do serviço e as novas instalações, o município implantou o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus), desenvolvido pelo Ministério da Saúde, que auxilia na identificação dos estoques, faz o rastreamento dos medicamentos distribuídos e dispensados, além do controle e monitoramento dos recursos financeiros investidos. Um sistema de referência para o envio de dados para a base nacional e que ajuda a otimizar os recursos que o município dispõe.

A unidade contará com farmacêuticos no período da manhã e da tarde, com a distribuição de medicamentos e correlatos para as unidades de saúde através de veículo próprio. A disponibilização do espaço, possibilita também uma nova logística para entrada e saída de medicamentos.

Santana continuará avançando na organização do serviço de Assistência Farmacêutica e um dos grandes desafios da gestão é a conclusão e a regulamentação da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), uma lista de medicamentos adquiridos pelo município, para atender às necessidades de saúde prioritárias da população na rede de atenção básica.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 24 de maio de 2021