Durante o mês de maio, o município de Santana iniciou a campanha de arrecadação de frascos de vidro, em todas as Unidades Básicas de Santana.
A iniciativa foi idealizada em alusão ao dia mundial de doador de leite humano, dia 19 de maio. Nesta terça-feira, dia 21 de junho, todos os frascos arrecadados foram entregues à maternidade, mais precisamente, destinados para o banco de leite, que é considerado o seu destino final.
O objetivo é que os recipientes sejam utilizados para armazenamento do leite materno das mães que dispõem de uma quantidade abundante de leite, e têm condições e vontade de realizar a contribuição. A doação de leite materno é importante para manter a alimentação de bebês prematuros e recém-nascidos, reduzir a mortalidade infantil, aumentar a imunidade e contribuir para o desenvolvimento saudável da criança.

Imagem: acervo PMS.
Essas doações são realizadas através das genitoras que possuem um treinamento especifico, ofertado no hospital. As mães que desejarem fazer parte desse grupo de doadoras, devem se dirigir ao banco de coleta do Hospital Estadual de Santana que a equipe vai ofertar o treinamento para que as doadoras estejam aptas a realizar a doação.
A enfermeira Luciléia Franco, responsável técnica do posto de coleta de Santana, fala da importância da parceria com a Prefeitura: “O sentimento é de gratidão por essa cooperação e a grande quantidade de frascos doados. Eles serão de suma importância para nossa coleta de leite”, expressa a enfermeira.

Imagem: acervo PMS.
A arrecadação foi considerada um sucesso, com o quantitativo total de 68 frascos de vidro coletados. Agora, os recipientes passarão por um processo de lavagem, higienização e esterilização até ficarem aptos para serem utilizados.
Ívina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA
Última modificação: 22 de junho de 2022