Prefeitura de Santana tem programação para o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio

8 de setembro de 2021

Este mês é marcado pela campanha Setembro Amarelo, que busca conscientizar sobre a prevenção ao suicídio e propõe um diálogo aberto sobre o tema para reduzir o número de casos. Ao longo deste mês, a Prefeitura de Santana, por meio de ação conjunta entre Secretarias Municipais, Coordenadoria de Juventude e parceiros, estará realizando ações de conscientização e adoção de atitudes que promovam a saúde mental, bem como a divulgação das formas de prevenção ao suicídio.

Com o tema “E fora do story, como você está?”, a programação leva a uma reflexão sobre a prática da escuta ativa e do acolhimento, com foco na valorização da vida e na importância da busca por ajuda profissional. “É preciso esclarecer e abrir espaço para falar sobre o suicídio. Ajudar a reconhecer os sinais de alerta, onde procurar auxílio profissional e adotar hábitos de apoio que podem salvar vidas. Portanto, durante todo o mês, haverá uma série de ações apoiadas pela Coordenadoria de Juventude, pela Assistência Social, pela Secretaria de Saúde e diversos parceiros para dar visibilidade e ampliar o debate sobre o tema”, afirma a secretária municipal de Saúde, Ithiara Madureira.

A programação inicia com uma blitz educativa nesta quinta-feira, 9 de setembro, a partir das 7h30, em dois pontos da cidade. Haverá entrega de laços amarelos e panfletos informativos na avenida Cláudio Lúcio Monteiro com a rua Pastor Sozinho, no bairro Provedor I, e no cruzamento da avenida Castelo Branco com a rua Adálvaro Cavalcante, no Centro.

Na sexta-feira, 10 de setembro, dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a atividade ocorre no Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas – CAPS AD, localizado na travessa L2, 65, no bairro Provedor II, com palestras, oficinas terapêuticas e atendimento psicológico. A programação continua às 18h com transmissão da Live “E fora do story, como você está?”, direto da Casa da Juventude (CAJU), onde haverá apresentação teatral com o Grupo Shalom e palestras com psicólogos.

Confira a programação:

Quinta-feira 09/09

7h30 – Blitz “E Fora do story, como você está?”

Local: Av. Claudio Lúcio Monteiro c/ rua Pastor Sozinho, Provedor I.

Local: Av. Castelo Branco c/ rua Adálvaro Cavalcante, Centro.

Sexta-feira 10/09

10 de Setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

8h – Abertura do projeto “E fora do story, como você está?”
– Palestras, oficinas terapêuticas e atendimento psicológico.

Local: CAPS AD – Travessa L2, 65, Provedor II.

18h – LIVE “E fora do story, como você está?”

– Peça de Teatro – Grupo Shalom
– Palestras com psicólogos

Local: Casa da Juventude (CAJU)

Transmissão pela página oficial da Prefeitura de Santana no Facebook.

Quarta-feira 15/09

18h – Roda de Conversa – Grupo Elos