Prefeitura de Santana realiza Blitz Educativa de Combate ao Escalpelamento nos rios

30 de agosto de 2022

A blitz faz parte das ações do Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento.

A Prefeitura de Santana, realizou nesta terça-feira, 30, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, uma Blitz de conscientização no combate e prevenção ao escalpelamento nos rios de Santana. A blitz faz parte das ações do Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, celebrado no dia 28 de agosto.

De acordo com a vice-prefeita do Município Isabel Nogueira, o principal objetivo da blitz é orientar condutores sobre o perigo de não haver proteção nos motores das embarcações: “Hoje o nosso principal objetivo é orientar condutores de embarcações sobre a necessidade de proteção dos motores para evitar os acidentes, aqui no estado temos vários registros de casos de escalpelamento. Então por isso estamos mais uma vez orientando os condutores e pessoas que utilizam essas embarcações”, relata Isabel.

O escalpelamento é o arrancamento brusco e acidental do escalpo, mais conhecido como couro cabeludo. Esse grave acidente ocorre geralmente em embarcações de pequeno porte que por descuido, os cabelos compridos, especialmente de meninas e mulheres, se enrolam nos eixos ou partes móveis do motor. As consequências do escalpelamento são muito graves e variam conforme as áreas afetadas no acidente, como crânio, pálpebras, orelhas e face. As principais sequelas incluem dores de cabeça ou cervicais crônicas, dificuldade na audição, fala e visão.

De janeiro a agosto, o Amapá registrou três casos, um deles deixou ferida uma menina de 9 anos. Desde 2011, a Marinha do Brasil desenvolve ações que ofertam gratuitamente essas coberturas, o que tem ajudado a reduzir o número de acidentes; acidentes esses que deixam marcas para uma vida inteira: “Para a realização da blitz contamos com a grande parceria da Marinha do Brasil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental. Vale ressaltar que esse trabalho é realizado diariamente aqui em Santana pelas equipes da Marinha, mas hoje viemos intensificar o alerta e chamando a atenção dos condutores para que protejam devidamente os motores”, destacou Léa Soryana, secretária municipal de políticas públicas para as mulheres.

Hoje no Amapá são 250 vítimas de escalpelamento, sendo 26 no município de Santana. Em 2007 com a realização da Conferência das Mulheres Escalpeladas elas conseguiram chamar a atenção do Amapá e do Brasil, fazendo com que o Governo Federal e Estadual olhassem de forma especial para essas mulheres, criando assim “O dia de Combate ao Escalpelamento” e a criação de Políticas Públicas voltadas para elas. Foram aprovadas duas leis, uma em 2009 e a outra em 2010. A LEI 11.970/2009 que torna obrigatório a cobertura do eixo do motor de autoria de Janete Capiberibe, e a LEI 12.199/2010 que institui o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, de autoria de Sebastião Bala Rocha, que na época era deputado federal. “os acidentes ainda são frequentes em embarcações que navegam pelos rios da Amazônia. A lei foi aprovada quando eu estava como deputado federal, e essa data é para chamar atenção para medidas de prevenção, como cobrir o eixo de motores”, disse Sebastião Rocha.

A campanha segue no município, na quarta-feira, 31, a equipe da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, estará no Porto de Santana, orientando e fazendo a distribuição de panfletos para a comunidade.

Éden Pacheco

Contato – (96) 98420-2799

Assessor de Comunicação Prefeitura de Santana.

Última modificação: 30 de agosto de 2022