Prefeitura de Santana realiza blitz de conscientização à Semana de Prevenção da gravidez na adolescência

10 de fevereiro de 2023

Durante a manhã desta quinta-feira, 09, os motoristas que passaram pela Avenida Santana, próximo ao portão da antiga ICOMI, presenciaram a blitz de conscientização à Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo foi de mobilizar, conscientizar e orientar os santanenses, principalmente os jovens acerca da prevenção da gravidez na adolescência e o uso racional dos métodos contraceptivos. Por isso também teve a distribuição dos preservativos masculinos e femininos no evento.

A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência que compreende do dia 01 a 08 de fevereiro. A data, instituída pela Lei nº 13.798/2.019, tem o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

Imagem: acervo PMS

A programação além de conscientizar e alertar, também serviu para convidar o público para o evento, que acontecerá nesta quarta-feira, 15, a partir das 08h30min, na Casa da Juventude, localizada na Rua Euclídes Rodrigues, número 1879, no bairro Nova Brasília.

Conforme Janaina Braga, enfermeira, responsável técnica do Programa Saúde do Adolescente e Saúde na Escola – PSE, essa foi a maneira que encontramos para somar na conscientização a prevenção da gravidez na adolescência: “Estamos na Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência. É importante prevenir e falar sobre os fatores de risco, não só para uma gravidez inesperada, mas também para as possíveis IST’s que são infecções sexualmente transmissível. Nós também orientamos sobre os métodos contraceptivos para essa faixa etária, e que inclusive temos disponíveis de forma gratuita em nossas UBS’s e Policlínicas”, expressou.

A blitz educativa é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde e contou com o apoio da Secretaria de Educação, Assistência Social, Juventude, Conselho Tutelar, Vara da infância, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Ministério Publico e a Superintendência de Trânsito e Transporte de Santana (STTRANS), para organização e segurança dos que passavam no local.

Última modificação: 10 de fevereiro de 2023