Oficina de tiaras de carnaval leva mulheres a empreender no município de Santana

10 de fevereiro de 2023

Iniciou nesta quinta-feira, 09 de fevereiro no CRAS Paraíso, localizado na Rua Osvaldo Cruz S/N, no município de Santana, a oficina de Confecções de Tiaras de Carnaval. A ação, realizada pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cidadania – SEMASC, em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, estará oferecendo a capacitação durante dois dias às pessoas que buscam o conhecimento artesanal para empreender. A oficina é o pontapé inicial do projeto Vida no Artesanato que será desenvolvido durante todo ano.

Para Gláucia França, coordenadora do CRÁS Paraíso, essa é uma forma de chamar os usuários e apresentar ferramentas para que cada participante possa empreender: “Nós pensávamos que seria difícil preencher as vagas, mas muitas pessoas se inscreveram, e é importante destacar, que outras oficinas também serão desenvolvidas ao longo do ano como cursos de crochê, barbearia e muitas outras. Nós seguimos as diretrizes propostas pelo Prefeito Bala Rocha, contribuir com o munícipe para ter mais qualidade de vida, que possa ter uma fonte de renda aliada ao que ama fazer”, finalizou.

Todo material utilizado na oficina foi providenciado pela própria secretaria. A produção foi variada, cada participante confeccionou diversas peças que serão comercializadas durante toda semana. Com toda certeza, esse carnaval será diferente para nossas novas artesãs.

Vitória Moraes é estudante e disse que essa é uma nova oportunidade de empreender e mudar de vida: “Hoje foi um dia bem produtivo para todos nós, além da gente aprender, a gente tem um método de conseguir uma renda extra, e, tenho certeza, que participarei de todas as oficinas e já convido a população para participar”. Disse a jovem que não parou de produzir nem mesmo para dar entrevista.

Todo material utilizado na oficina foi providenciado pela própria secretaria, e todo valor arrecadado com as vendas que acontecem no CRAS Paraíso, no município de Santana, será das participantes.

Última modificação: 10 de fevereiro de 2023