Prefeitura de Santana entrega kits contendo novos materiais de trabalho para as equipes do ESF e NASF

10 de fevereiro de 2023

Visando melhorias no que diz respeito ao trabalho das equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), a  Prefeitura Municipal de Santana, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, na manhã desta quarta-feira, 8, a entrega de 34 Kits compostos por: oxímetro adulto, oxímetro infantil, infantômetro, termômetro clínico, termômetro infravermelho, balança, fita métrica e aparelho de pressão arterial.

A programação aconteceu no salão da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e contou com a presença de autoridades do município, como o prefeito Sebastião Bala Rocha, a vice-prefeita Isabel Nogueira e os vereadores Carmem Queiroz e Adelson Rocha.

O prefeito aproveitou o momento para ressaltar a importância do trabalho das equipes de saúde no município: “Eu, como médico, sei o quanto as pessoas precisam do serviço público, precisam do SUS, que é um sistema fantástico de atendimento a quem não tem possibilidade de recorrer ao atendimento particular. Quanto melhores são as condições dadas, melhores são os resultados de trabalho”, referindo-se aos servidores presentes no local.

Imagem: acervo PMS.

A secretária de saúde, Ithiara Madureira, explicou sobre a aquisição dos materiais de apoio: “Hoje a entrega desses equipamentos é fruto do Previne Brasil, em que as equipes de saúde produzem e os municípios recebem esse repasse que são revertidos para a reestruturação da Atenção Primária. Esses materiais que estão sendo entregues são importantes para diagnósticos e para avalições mais precisas”, expressou.

Os kits irão equipar profissionais que fazem atendimento direto à população. É um trabalho de acompanhamento, monitoramento e, principalmente, de promoção da saúde dos munícipes.

Rosana Nazaré, enfermeira da equipe 06 da UBS Iacy Alcântara, celebrou a aquisição: “Este kit é de extrema importância, pois precisamos fazer o peso e altura dos pacientes e sem os recursos, fica difícil. Agora, fica muito mais fácil fazer atendimentos domiciliares” pontuou.

A entrega do material reforçará o atendimento na atenção básica, que é a porta de entrada do sistema de saúde pública.

Assessoria de comunicação
Secretaria Municipal de Saúde