Equipes de saúde da Prefeitura de Santana, com o apoio da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), iniciaram nesta segunda-feira, 2, mais uma etapa da varredura vacinal contra o sarampo e a gripe (influenza) no município. O objetivo é realizar a busca ativa e o bloqueio vacinal para a prevenção em todos os bairros, principalmente em áreas de ocorrência de sarampo. A meta é alcançar uma cobertura vacinal de 95%.
A varredura foi iniciada nos bairros Provedor, Igarapé da Fortaleza e Fonte Nova. O senhor Antônio da Silva, 55 anos, nem precisou sair de casa para se vacinar. Na visita domiciliar, a equipe realizou a imunização dele e da esposa contra a gripe e o sarampo. Ele agradeceu o cuidado e a comodidade. “Muito bom saber que as equipes estão fazendo essas visitas e protegendo a população. Agora estamos imunizados!”, disse o morador do bairro Provedor.
Em Santana, o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) já notificou 64 casos suspeitos de sarampo este ano, sendo 37 positivos da doença. As regiões com maior incidência são os bairros Remédios II, Paraíso, Parque das Laranjeiras e o distrito de Anauerapucu. O relatório epidemiológico registra ainda 3 casos confirmados por fluxo de retorno, ou seja, de outros municípios – Mazagão e distrito de Fazendinha. Do total de notificações, 26 foram descartados e 1 está em investigação.
O coordenador de Vigilância em Saúde da SEMSA, Plínio da Luz, alerta que para evitar o aumento de casos é fundamental a vacinação. “O município tem buscado várias estratégias para alcançar 95% da população imunizada, intensificando nas unidades de saúde, vacinando em pontos estratégicos e realizando a busca ativa. A vacina é a forma mais eficaz de prevenção”, afirma.
Durante a busca ativa, as equipes de saúde reforçam também a imunização contra a gripe (influenza). Até o momento, o município vacinou 26.750 pessoas, 65,3% do público estimado de 40.982 para a imunização.
Para se vacinar, basta receber as equipes volantes que estão nos bairros de casa em casa. Quem não estiver na residência durante a varredura, pode procurar a Unidade de Saúde mais próxima para se imunizar.
Esta semana os bairros visitados também serão Delta, Vale das Bênçãos, Elesbão, Área Portuária, Hospitalidade, Área Comercial, Nova Brasília, Centro, Nova União e Provedor II. A varredura vacinal será intensificada até o dia 12 deste mês.
Comunicação- Prefeitura de Santana
Última modificação: 3 de agosto de 2021