Prefeitura de Santana inaugura novo CAPS-AD

10 de maio de 2023

A Prefeitura Municipal de Santana fez mais um investimento na saúde do município, e inaugurou na última sexta-feira, 5, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD).

O novo local oferece um espaço mais amplo, qualificado e com assistência que vai reforçar o atendimento às pessoas com problemas decorrente da dependência de álcool e drogas. Durante muito tempo, o Centro funcionava em um local improvisado. Essa conquista é fruto do compromisso da gestão em oferecer cada vez mais qualidade de vida para a população santanense.

Imagem: acervo PMS.

Com investimento total de R$ 1.313.000,00 provenientes de emenda parlamentar da dep. Federal, professora Marcivânia, o Centro conta com 23 ambientes divididos entre áreas de atendimento, social e administrativa, incluindo: recepção, consultórios de atendimento multidisciplinar, área de atividade coletiva, espaço de convivência, refeitório, vestiário feminino, vestiário masculino, auditório, sala de medicação, farmácia, copa, além de um amplo espaço para oficinas terapêuticas. O Centro conta com uma equipe multiprofissional completa, formada por psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, pedagogo, educador físico e assistente social além de atividades direcionadas, como: musicoterapia e artesanato, que auxiliam no tratamento dos pacientes.

Imagem: acervo PMS.

O CAPS-AD propõe a quebra do modelo de cuidado tradicional para um modelo de cuidado humanizado, alterando a maneira de lidar com pessoas que sofrem com problemas relacionados ao uso de substâncias alucinógenas e entorpecentes. Buscando preservar a cidadania da pessoa, realizando o tratamento, para reintegrar e reinserir o paciente em seu contexto social, evitando internações.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades do poder público estadual e municipal, da equipe responsável pela a unidade e da população que também esteve presente para prestigiar mais esse grande ganho do município.

Imagem: acervo PMS.

Para o prefeito Sebastião Bala Rocha, a saúde está caminhando a longos passos: “O Centro de Atenção Psicossocial tem essa missão de atender bem quem procura por ajuda. A partir de agora teremos um trabalho diferenciado, possibilitando melhores condições de direcionamento, acompanhamento e reinserção do indivíduo, contemplando também a participação dos famíliares”, pontuou.

“Estamos conseguindo qualificar e fortalecer os serviços de Atenção à Saúde Mental. Esse é mais um investimento na saúde de quem mais precisa, o novo prédio tem toda uma estrutura que busca não apenas acolher, mas principalmente promover a reinserção dessas pessoas na sociedade com carinho e atenção”, destaca a secretária de Saúde, Ithiara Madureira.

Portas abertas:
A porta de entrada para receber ajuda.

O CAPS-AD atenderá a demanda de forma livre, ou seja, não será necessário encaminhamento do indivíduo. Qualquer pessoa que precisa de atendimento pode ir até o local. A unidade contará com uma equipe multiprofissional para atender os usuários com qualidade no serviço.

Endereço:
o CAPS-AD está localizado na Av. Lucena de Azevedo, 499
Bairro: Vila Daniel (Atrás do Fórum, antiga Secretária de Obras de Santana)
Horário de atendimento: Das 7h às 18h

Última modificação: 10 de maio de 2023