Prefeitura de Santana desmembra FUNCTEL e nomeia gestores para compor as novas secretarias

5 de maio de 2022

O prefeito de Santana, Bala Rocha, desmembrou a antiga Fundação de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (FUNCTEL), em novos arranjos administrativos. O fato ocorreu na segunda-feira (25/04), com o propósito de estabelecer mais eficiência, dinamismo e autonomia para os segmentos.
Em deliberação com os respectivos setores, a decisão foi dividir a antiga FUNCTEL em três novas secretarias: Fundação Municipal de Cultura (SANCULT); Secretaria Extraordinária de Turismo e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SANDEL).
Através de vídeo institucional, o prefeito comunicou as mudanças para a sociedade santanense e pediu o apoio de todos perante a nova administração.
“Fizemos algumas mudanças alguns dias atrás, separando as secretarias da Cultura, Esporte e Turismo. Hoje  temos três secretarias e seus gestores, e  peço apoio aos movimentos culturais, fazedores de cultura e aqueles que amam o turismo no município, que apoiem essas novas gestões que apresento  hoje”, expressa o prefeito.
No ensejo, o líder nomeou Elaine de Araújo Ferreira Barros para o cargo de Diretora/Presidente da SANCULT, antes membro titular do Conselho Municipal de Cultura. Questionada sobre os primeiros passos que nortearão a sua liderança, Elaine afirmou que pretende começar por uma escuta ativa do setor cultural.
“O nosso primeiro passo vai ser tomar pé da situação, saber como está a Fundação de Cultura e ouvir os segmentos em seus anseios, em suas dificuldades, seus desafios e tentar fazer uma gestão compartilhada. Onde eles possam entrar com contribuições importantes em cada projeto. Então todos os segmentos, culturais e artísticos estarão convidados para participar conosco da gestão. E assim podendo fomentar a cultura e arte do nosso município”, salienta a diretora da SANCULT.
Além da nova gestora, o prefeito nomeou como Diretor Vice-Presidente, Manoel Roberto Ramos Prata; para exercer a função de Coordenador de Desenvolvimento Cultural da SANCULT, Raimundo Vaz da Rocha Filho. Para concluir as atualizações no setor cultural, delegou para o cargo de Assessor Técnico Executivo, Fábio Eduardo Braga Coutinho.
A reunião também nomeou como novo Secretário Extraordinário de Turismo (SANTUR), Marcos Rogério Barbosa. A atividade turística é um potencial  transformador da economia e, também é tida como peça chave para geração de emprego e renda no município.
Luana Silveira – Assessora de Comunicação do Gabinete da Prefeitura de Santana.

Última modificação: 5 de maio de 2022