Prefeitura de Santana continua com ações para prevenir alagamentos

14 de abril de 2022

Para garantir mais segurança à população, a Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos de Santana (Semop), continua a execução dos trabalhos de desobstrução e recuperação da rede de drenagem no município.

Conforme o secretário da Semop, Anderson Almeida, são trabalhos que não param, equipes são mobilizadas para atuar na manutenção das vias, áreas de ressaca e canais da cidade. “Mobilizamos as equipes, em vários pontos, com a intenção de minimizar os impactos das chuvas, como os alagamentos”, disse.

Grande parte do lixo em logradouros identificados pela Semop são: garrafas pet, sacos plásticos e eletrodomésticos velhos, jogados possivelmente por moradores.

A desobstrução e recuperação da rede de drenagem no município acontece diariamente

O gestor lembra ainda, que todo lixo deixado de forma inadequada na rua é levado pela chuva e vai parar nos bueiros, causando vários transtornos. “A principal recomendação é não jogar lixo ou entulho em calçadas, vias, terrenos e áreas de ressaca. Durante as ações, uma grande quantidade de sacos plásticos, garrafas e latinhas são retirados desses lugares. Além de provocar grandes prejuízos ao meio ambiente, esse lixo obstrui a passagem da água, resultando em alagamentos”, ressalta Anderson.

Orientações

1 – Material proveniente de folhas, galhos e podas de árvores dos jardins e quintais particulares não serão recolhidos pelo serviço público de coleta domiciliar. Estes resíduos são de responsabilidade dos proprietários ou responsáveis pelos imóveis e deverão ser removidos por eles.

2 – Não jogar lixo em vias públicas. Guardar o material consigo até encontrar a lixeira mais próxima.

3 – Armazenar o lixo doméstico em sacos plásticos amarrados, com o cuidado de não exceder a capacidade de peso e volume.

4 – Colocar os sacos de lixo na frente da residência apenas nos dias de coleta.

5 – O material proveniente de sobras de construção, entulho de obras ou demolições ou mesmo uma pequena reforma são responsabilidades do proprietário do local. Portanto, antes de iniciar a obra, contratar uma empresa credenciada para realizar o recolhimento, o transporte e a destinação correta e assim evitar o acúmulo de resíduos em via pública.

Anselmo Wanzeller

Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos