Prefeito se reúne com representantes do segmento cultural para organizar a Quadra Junina 2022

16 de maio de 2022

Durante a tarde de quinta-feira, 12, o prefeito Bala Rocha esteve com vários representantes dos segmentos culturais do município de Santana para dar continuidade ao planejamento do retorno presencial da Quadra Junina em 2022. Além disso, o compromisso rendeu uma série de planos que prometem movimentar a agenda cultural do município.

A Quadra Junina é um evento tradicional de Santana e completará sua 29ª edição este ano e contará com um extenso circuito cultural para celebrar o retorno após dois anos sem apresentações presenciais. Em declaração, o prefeito recorda que, durante os anos de 2020 e 2021, o evento precisou acontecer através das lives, em virtude da pandemia provocada pelo coronavírus. A abertura da festividade está marcada para o dia 8 de junho na Praça do Fórum e seguirá para a Vila Olímpica com apresentações do Forrozão do Tio Gigante, Forró da Tia Sebastiana e Forrozão do MOJUNS (União Folclórica do Movimento Junino de Santana).

O encontro ocorreu para o planejamento da agenda cultural de 2022 no município. Créditos: Crisyano Mendes – Acervo Prefeitura de Santana.

“A Quadra Junina é tradição e sucesso absoluto aqui em Santana. Por isso, trago a novidade de que esse ano teremos a Quadra Junina de forma presencial. Estamos recebendo o apoio do Governo do Estado do Amapá, com recursos de R$ 1 milhão, somados à contrapartida de R$ 178 mil da Prefeitura de Santana”, afirma o prefeito Bala Rocha.

A presidente da Fundação Municipal de Cultura (SANCULT), Elaine Araújo, expressa felicidade por fazer parte do retorno às atividades culturais de forma presencial: “Eu acho muito bonito esse momento de retorno às atividades presenciais, de forma ativa, viva e vibrante. Com a participação de muitos segmentos envolvidos nesse processo. Graças a Deus que nosso prefeito Bala tem essa sensibilidade artística e faz questão de apoiar os segmentos culturais do município de Santana”, salienta a presidente da SANCULT.

A Presidente da MOJUNS, Josicléia Ferreira, explica que a Quadra Junina é um evento grandioso envolvendo a participação de 10 grupos juninos: “Atualmente o nosso evento conta com a participação de 10 grupos de quadrilheiros, os quais irão participar de várias competições dentro do circuito junino. E nós só temos a agradecer pela sensibilidade do prefeito pela nossa causa e ao Governo do Estado do Amapá”, conclui a Presidente da MONJUS.

As lideranças dos grupos juninos expressam alegria e muita expectativa para a festividade, que acontecerá durante o mês de junho. O idealizador do Forrozão do Tio Gigante, que fará sua 29° participação na Quadra Junina de Santana, relata, com entusiasmo, que voltarão com todo o pique para mais um ano de forrozão: “Nós passamos por essa dificuldade causada pela pandemia durante dois anos, mas, mesmo assim, ocorreu a apresentação do Forrozão do Tio Gigante através das lives. E, neste ano de 2022, graças a Deus, vamos voltar com todo o pique trazendo os segmentos culturais para realizar o circuito junino”, afirma Tio Gigante.

A Quadra Junina faz parte do projeto intitulado ‘Diversidade Cultural’, e será o primeiro evento para marcar o início das manifestações artísticas programadas para 2022. Após a finalização do primeiro projeto, haverá a abertura do espetáculo ‘Santana Cultural’, uma atração que irá abranger todos os segmentos artísticos do município, com a emenda de R$500 mil reais da deputada federal Leda Sadala.

Luana Silveira – ASCOM/PMS

Última modificação: 16 de maio de 2022