Fiscalização no atendimento 24h do COE em Santana

29 de maio de 2020

Para atender a demanda, a Prefeitura de Santana ampliou na última quinta-feira, 29, para 24 horas o horário de funcionamento do Centro de Operações Emergenciais da Covid-19, que funciona nas dependências da Policlínica Maria Tadeu. A equipe de saúde do município realiza a triagem dos casos suspeitos na fase inicial que apresentam sintomas leves.

Durante a visita noturna para fiscalizar a estrutura que foi adaptada para atender os pacientes, o prefeito Ofirney Salada destacou que a gestão municipal vem adotando novas medidas para combater o avanço do vírus.

“A Policlínica Maria Tadeu, onde funciona o COE, passa a funcionar 24h com profissionais qualificados e dois médicos de plantão para atendimento de casos leves da Covid 19. Apesar do impasse, que lamentavelmente nos impediu a contratação de nossos médicos cubanos, conseguimos avançar na prestação do serviço. Agradeço a todos que trabalham na linha de frente e ajudam a enfrentar bravamente essa pandemia. Deus no comando sempre,” disse o gestor.

Atendimento

O médico plantonista, doutor Rodrigo Pires, explicou que a melhor forma de saber se a pessoa foi infectada pelo novo Coronavírus é realizando uma avaliação médica e, se necessário, os exames. “Quando o paciente chega com sintomas de síndromes gripais como febre, tosse, dor de garganta e leve falta de ar, é estabilizado quadro e iniciado o tratamento domiciliar com as medicações. Em casos graves, é feita a estabilização e o encaminhamento aos serviços hospitalares para internação”, informou o médico.

A unidade do município é a porta de entrada dos atendimentos. Os casos de internação ou complicações por Covid-19 são encaminhados às unidades do Estado, responsável por esse serviço de alta complexidade.

Exames

O PCR é capaz de detectar a presença do vírus no paciente. O exame é feito em material coletado da garganta e do nariz, e por meio de técnicas de biologia molecular, detecta o material genético do vírus na amostra do paciente. O exame é recomendado para o diagnóstico de COVID-19 para pessoas com sintomas e pode detectar a presença do vírus em média até o 7º dia de sintomas.

Já o de Sorologia (testes rápidos) são testes imunológicos capazes de detectar os níveis de anticorpos IgM e IgG em amostra de sangue do paciente. É aconselhado para pacientes com sintomas a partir do 9° dia, tempo que leva para os anticorpos começarem a ser produzidos.

A equipe médica do COE ressalta que um resultado negativo não exclui a presença da doença. Para obter mais informações sobre como agir em caso de suspeita, os cidadãos podem buscar atendimentos com os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) na central criada para esclarecer dúvidas. O atendimento da central telefônica é diário, das 07h às 19h, nos números:

Última modificação: 26 de setembro de 2020