Prefeito Bala Rocha, Governador Waldez Góes e Senador Davi Alcolumbre realizam visita técnica em cineteatro de Santana

29 de junho de 2022

A vistoria preconizou o andamento da obra e a qualidade do serviço.
Durante a manhã desta quarta-feira (29), o prefeito Bala Rocha, acompanhado do Senador Davi Alcolumbre e do Governador do Amapá, Waldez Góes, realizou uma visita técnica ao Cineteatro Municipal Sílvio Romero, localizado no Centro do município. O objetivo da visita foi verificar a qualidade e a estrutura da obra, que avança vigorosamente.
O recurso para a concretização da obra somam mais de R$8 milhões, a partir da articulação do senador Davi Alcolumbre, com contrapartida do Governo do Estado e da Prefeitura de Santana. A entrega do dispositivo social irá potencializar as produções culturais, além de colaborar para a formação de artistas aspirantes.
De acordo com prefeito, Santana possui um enorme potencial para a cultura de eventos, e o espaço irá impactar de maneira positiva para a formação de novos artistas: “Podemos citar o carnaval, as festas juninas, entre outros eventos, mas além da produção, é preciso formar artistas, e o teatro, além de oportunizar apresentações fantásticas, irá proporcionar uma escola de música e de dança para que nossos jovens possam avançar nessas atividades culturais. A cultura também movimenta a economia e gera renda para as famílias”, ressaltou o prefeito.
Estrutura
O Teatro Municipal de Santana foi construído em uma área de 2.193,62 m² e tem a capacidade para mais de 500 lugares. Têm inúmeras salas, incluindo camarins, salas para oficinas teatrais, para ensino de instrumentos musicais e etc., além de salas administrativas, bilheteria, amplo salão de espera e uma sala para 80 lugares, com pequeno palco para apresentações com menor público: “Sonhei em fazer esse teatro a partir da demanda dos santanenses, foi uma proposta das famílias e da comunidade cultural. Santana possui um potencial para ter um teatro desse porte, e a com a passividade de promovermos o fortalecimento da cultura, do lazer e do entretenimento”, expressou o parlamentar, Davi Alcolumbre.

Imagem: acervo PMS (Foto: Criysiano Mendes)

Engajamento e participação
O governador Waldez Góes destacou a importância do local para o incentivo à vocação cultural, ao turismo e a viabilização de emprego e renda para o município: “Certamente, o Centro Cultural, a escola Danielle Miterrand, Walkíria Lima, Cândido Portinari e aqui, o teatro municipal de Santana, vai selar o compromisso que eu, o Bala, o Davi e os vereadores possuem com o povo santanense e com os produtores culturais. E eu quero parabenizar o prefeito Bala por essas realizações, porque é ele quem lidera esses feitos, juntamente comigo e o Davi”, disse o governador do Amapá, Waldez Góes.
Segundo o secretário da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOP), Anderson Almeida, essa é mais uma obra importante da prefeitura de Santana para os munícipes: “Estamos trabalhando arduamente para entregar a obra 100% concluída ainda este ano. A população santanense ganhará mais um instrumento valioso para o desenvolvimento da cultura”, enfatizou Anderson.

Imagem: acervo PMS (Foto: Criysiano Mendes)

Estímulo
A participação ativa e o cuidado com os artistas de Santana são alguns dos elementos que compõem a gestão, trabalho que é reconhecido por quem vive a arte diariamente. É o caso do músico e conselheiro municipal de cultura, Elizeu Amaral, conhecido entre os amigos por Fininho, o artista diz Santana está vivende um novo e grandioso momento: “Esse olhar para a Cultura é muito importante porque quanto temos cultura, temos identidade e DNA registrado. Tá todo mundo muito feliz, nos sempre lutamos e torcíamos pela conquista desse espaço e hoje é realidade. Nós temos em nosso coração a felicidade em dizer que coisas novas estão acontecendo no município de Santana, não somente em obras, em estrutura, mas na cultura, principalmente”, conclui o artista, Fininho.
A entrega da obra está prevista para ocorrer ainda em 2022 e pretende atender toda a população do município, para incentivar a consolidação cultural em Santana, que tem o poder da transformação social.
Luana Silveira e Anselmo Wanzeller – Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santana.

Última modificação: 29 de junho de 2022