No Dia da Conservação do Solo: Prefeitura de Santana destaca a importância desse recurso natural

15 de abril de 2024

Acervo PMS.

Nesta segunda-feira, 15, é celebrado o Dia da Conservação do Solo. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados deste recurso natural.

A Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), ressalta a data para lembrar à população que cada um deve fazer sua parte na conservação deste recurso natural tão importante para todos.

Acervo PMS.

O Solo

O solo tem uma importância fundamental na produção de alimentos. Além disso, é responsável por fornecer nutrientes essenciais para nossas florestas e lavouras, filtrar a água e ajudar a regular a temperatura e as emissões dos gases do efeito estufa.

Dicas importantes para conservação do solo.

• Preparo adequado do solo: é importante para todo o ciclo da cultura, assim como para o resultado da lavoura.

• Terraceamento: técnica importante de preservação do solo para lavouras localizadas em terrenos de topografia muito acidentada, com declives acentuados.

• Planejamento do trânsito de maquinário: um solo compactado torna-se pesado, de difícil manejo, com pouca infiltração da água, e impõe restrições para o bom desenvolvimento radicular das plantas cultivadas.

• Irrigação controlada: traz benefícios para a produção agrícola, garantindo a produtividade necessária.

• Rotação de culturas: técnica que evita manter, durante safras seguidas, o cultivo da mesma lavoura.

O subsecretário de Meio Ambiente, João Carlos, destaca que a data é de fundamental importância para todos e ressalta a consciência necessária para cuidar e preservar o solo, uma vez que é fonte de sustentabilidade para todos.

“Não podemos pensar que o solo só tem importância para plantar e colher, ele traz inúmeros benefícios para o planeta, como a maior produtividade dos alimentos. Por isso, devemos evitar produtos químicos, descarte de lixo, corte ilegal do solo, entre outras práticas prejudiciais. Cada um fazendo sua parte estaremos ajudando nosso planeta”, destacou o gestor da pasta.

Keila Góes

Prefeitura de Santana