Mês da Mulher: Prefeitura de Santana realiza mais de mil atendimentos durante ações de saúde

22 de março de 2022

A programação iniciou no Dia Internacional das Mulheres e se estende até o dia 31 de março, nas zonas urbana e rural.

Com as ações de saúde realizadas em alusão ao mês da mulher, a Prefeitura de Santana realizou cerca de 1.308 atendimentos médicos nas zonas urbana e rural do município. A marca foi atingida após a programação que aconteceu no distrito de Anauerapucu na quinta-feira, 18.

Idealizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), as atividades iniciaram no Dia Internacional das Mulheres e vão permanecer por todo o mês de março, com o objetivo de tornar os serviços acessíveis às moradoras de regiões distantes, além de promover a valorização das mulheres e intensificar os cuidados com a saúde e bem-estar.

Durante as atividades, são oferecidas consultas médicas, exames de rotina, coleta de PCCU, imunização, atendimentos especializados com acesso a psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, além de testes rápidos, aferição de pressão arterial, consultas de enfermagem, atendimento odontológico e palestras educativas.

A  secretária Municipal de Saúde, Ithiara Madureira, explica que esta é uma ação que promove a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças evitando complicações: “Com o reforço na atenção primária, vamos garantir que essa mulher tenha mais chance de ser diagnosticada e inicie o tratamento. O Município tem trabalhado na busca de formas mais enfáticas para levar esses serviços até elas”, expressa.

A coordenadora da Saúde da Mulher, Dulcinéia Freitas, afirma que este é um cronograma criado para atender as necessidades de cada região: “Nós estamos empenhados em dar continuidade a esse trabalho para que o número dobre. Sabemos que para algumas mulheres o deslocamento para o centro da cidade é algo dificultoso e, por isso, estamos levando os serviços até elas, com o objetivo de detectar precocemente os riscos e iniciar o tratamento.”

A moradora Elidiane Martel tem 32 anos e sempre morou no distrito de Anauerapucu. Para ela, ações como esta geram impactos positivos na saúde e também economicamente: “Esses serviços são essenciais para a nossa comunidade. Para se locomover para a cidade e pagar uma clínica particular é um investimento e nem sempre temos condições. Hoje eu posso fazer os meus exames e conversar com a médica aqui mesmo”, afirma.

A programação dedicada ao Mês da Mulher vai continuar nas seguintes unidades:

22.03 – Policlínica Maria Tadeu

23.03 – UBS Iacy Alcântara