Festival Gastronômico movimenta mais de R$ 550 mil e inspira novos projetos para Santana

7 de dezembro de 2021

Sensação de satisfeitos, mas com vontade de repetir o prato. Assim encerrou o 1º Festival Gastronômico Sabores de Santana no último domingo, 05. Foram três dias de descobertas de diferentes sabores da região, empreendedorismo, cultura e entretenimento. O festival movimentou nesta primeira edição R$ 570 mil, em vendas de produtos, investimentos em novos negócios, fornecedores, geração de empregos, e já inspira novas programações em 2022 para o setor.

Conexão com grandes chefs da gastronomia nacional, shows com artistas locais, feiras de pequenos produtores e artesãos, além de um menu completo com preço convidativo, que foi ofertado por 15 empreendedores participantes, entre bares, restaurantes, cafés e docerias, o que resultou em mais de 11 mil degustações vendidas. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amapá (ABRASEL/AP), o faturamento em toda cadeia de valor do festival acumulou cerca de R$ 250 mil.

Além da receita na comercialização de comida, de artigos de artesanato e de produtos da agroindústria familiar, o movimento da economia também foi complementado com o montante de R$ 200 mil de investimentos na ampliação de novos negócios, com reforma de espaços, aquisição de móveis, equipamentos, remuneração de funcionários e a recepção dos chefs convidados de outros estados. Foram R$ 120 mil investidos em fornecedores para garantir toda a estrutura do evento e ainda 230 empregos temporários gerados. Um saldo positivo para a promoção do setor gastronômico e para o aquecimento da economia local.

“Santana soube organizar com êxito um festival gastronômico na sua essência, valorizando o trabalhador, as empresas e insumos locais. Nós trabalhamos um valor social para que todos os munícipes tivessem acesso a essa experiência e deu muito certo”, ressaltou o vice-presidente da Abrasel/AP, Sandro Belo.

Foto: SEBRAE/AP

Apostando nas parcerias, o prefeito de Santana, Bala Rocha, reafirmou o compromisso em promover mais iniciativas como essa. Para ele, o festival representou um grande momento para a gastronomia local, fortaleceu a cadeia produtiva do turismo e da cultura e trouxe experiências incríveis para os empreendedores e visitantes: “O sucesso do festival representa uma virada de página para o município, pois as famílias e os empreendedores acreditaram e participaram. Nós estamos entregando para a comunidade um evento de sucesso e que agora será permanente no calendário cultural do município”, celebrou o prefeito.

“A intenção é valorizar a cultura gastronômica da cidade e divulgar esse forte potencial econômico de Santana. Eu acreditei e a Prefeitura, Sebrae, Abrasel e o Governo do Estado abraçaram essa ideia de proporcionar aos participantes a oportunidade de mostrar a sua vocação gastronômica, e aos visitantes a oportunidade de conhecer novos sabores da culinária local”, ressaltou a chef de cozinha e empreendedora Flora Dias.

O objetivo também foi reduzir impactos socioeconômicos e financeiros causados pela pandemia da Covid-19 aos empreendedores. “O evento foi uma grande oportunidade de mostrar que a Lawê Doces Artesanais existe em Santana e com loja física. Eu não imaginava esse sucesso e superou a expectativa, foram muitos pedidos. Foi tudo muito bem organizado”, frisou a empreendedora Larissa Viana, que já aguarda a segunda edição.

Foto: SEBRAE/AP

Andreza Sanches