’Escola da Terra’: programa promove aperfeiçoamento para professores do campo

3 de maio de 2024

O Programa “Escola da Terra” é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), que tem como objetivo oferecer formação continuada aos professores das escolas públicas do campo e das comunidades quilombolas, preferencialmente para o atendimento de turmas multisseriadas.

Essa ação visa capacitar os profissionais para atender às necessidades específicas de funcionamento das escolas rurais e das localizadas em comunidades quilombolas. Além disso, oferece recursos como os livros do PNLD Campo e um Kit pedagógico que atendam às especificidades formativas dessas populações, além de apoio técnico e financeiro aos estados, Distrito Federal e municípios para ampliar e melhorar a oferta de educação básica para habitantes em seus respectivos sistemas de ensino.

Para esta edição do programa, foi desenvolvida a proposta de um curso intitulado “Escola da Terra, das Águas e das Florestas Tucujús – Formação continuada de professores do campo”. A capacitação, com uma carga horária total de 180 horas, atendeu a 120 participantes por meio de um sistema de alternância pedagógica, com atividades realizadas em tempo de universidade e tempo de escola-comunidade, envolvendo os municípios de Tartarugalzinho, Itaubal, Amapá, Pracuúba e Santana.

Renata Rodrigues

Última modificação: 3 de maio de 2024