Na manhã desta quarta-feira (10), os membros que atualmente compõem o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), foram empossados pelo Secretário Municipal de Educação Amarilson do Amaral.
O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é um órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento. A principal função do CAE é zelar pela concretização da alimentação escolar de qualidade, por meio da fiscalização dos recursos públicos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que complementa o recurso dos Estados, Distrito Federal e Municípios, para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
Ao todo, 14 conselheiros irão exercer o mandato no quadriênio que corresponde aos anos de 2022-2026. O CAE é composto por trabalhadores da educação, discentes da rede municipal de ensino, pais de alunos da rede municipal de ensino, membros da sociedade civil e poder executivo.
Após receberem o termo de posse, os conselheiros, por meio de voto aberto, escolheram o presidente e vice-presidente do mandato vigente. Por unanimidade, os presentes elegeram o conselheiro titular Nadielson Siqueira da Costa, representante de pais de alunos, como presidente do CAE e a conselheira titular Queila de Almeida dos Santos, também representante de pais de alunos, como vice-presidente.
O atual mandato do conselho é o primeiro a ter membros representando os alunos da rede municipal. “É um momento histórico e uma vitória para todos nós. Nunca houve no CAE, conselheiros que representassem a classe dos estudantes”, afirmou Nadielson Costa, presidente eleito.
Os estudantes Marcelo Carvalho Mamede e Liliani Furtado Coimbra, são os primeiros discentes a compor o Conselho de Alimentação Escolar na história de Santana. O jovem Marcelo, 19 anos, é aluno da escola Biraghi e está entusiasmado com o caminho que irá percorrer nos próximos anos. “Eu, como aluno, fico bem feliz de estar aqui para melhorar a merenda das escolas e tenho grandes expectativas quanto a esse novo desafio. Espero conseguir honrar com meus deveres de conselheiro”, declarou Marcelo.
A estudante Liliani, 20 anos, é aluna da escola Amazonas e está confiante que irá fazer a diferença dentro do conselho. “É um momento muito importante, onde podemos fazer a diferença. Existem muitas crianças que não têm alimento nas suas casas e se alimentam na escola, então é importante zelar para que essas crianças tenham uma alimentação saudável” disse Liliani.
Confira quem são os membros que compõem o Conselho de Alimentação Escolar:
Trabalhadores da Educação
Raimundo Rosa dos Reis – Titular
Solange Costa da Silva – Suplente
Discentes da Rede Municipal de Ensino
Marcelo Carvalho Mamede – Titular
Liliani Furtado Coimbra – Suplente
Pais de Alunos da Rede Municipal de Ensino
Nadielson Siqueira Costa – Titular
Edilene Gama dos Santos – Suplente
Queila de Almeida dos Santos – Titular
Elene Riceli Almeida dos Santos – Suplente
Sociedade Civil
Léa Soryana Cordovil da Silva – Titular
Ivaldo dos Santos Correa – Suplente
Pedro de Freitas Moreira – Titular
Francino Ferreira de Sousa – Suplente
Poder Executivo
Isaías da Silva e Silva – Titular
Leila Marina Silva da Costa – Suplente
Renata Rodrigues
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria Municipal de Educação
Contato: (96) 97400-7482
Last modified: 11 de agosto de 2022