Influenza: Santana vacina mais de 3 mil pessoas contra gripe nos primeiros dias da campanha

5 de maio de 2021

A campanha de vacinação contra a Influenza, vírus que causa a gripe, segue no município de Santana em todas as Unidades Básicas de Saúde e de casa em casa por meio da cobertura de equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). No balanço inicial divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), 3.162 pessoas já foram imunizadas, o que corresponde a 7,7% do público-alvo da primeira etapa.

A secretária de Saúde, Ithiara Madureira, reforça que a imunização é extremamente importante para a proteção dos grupos mais vulneráveis, complicações e óbitos decorrentes da doença e reduz os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19. “Por isso os grupos prioritários devem procurar uma unidade básica de saúde do município para se imunizar contra a influenza”, completa.

Em Santana, a campanha teve início no dia 19 de abril e estão sendo vacinadas crianças a partir de seis meses a 6 anos incompletos, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto.

O Ministério da Saúde vem ressaltando a importância da vacina contra a gripe para fortalecer o sistema imunológico de grupos prioritários durante a pandemia da Covid-19, evitando uma nova epidemia e a sobrecarga do sistema de saúde brasileiro.

O calendário da campanha foi dividido em três etapas que alcançam também, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos, professores e demais grupos. A campanha deve se estender até o dia 9 de julho e prevê a imunização de pelo menos 90% dos grupos prioritários.

Vírus influenza

É conhecido por provocar complicações respiratórias graves em pacientes imunodeprimidos, idosos e pessoas com outras doenças, público bastante vulnerável também ao coronavírus.

As pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra Influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, precisam priorizar a dose contra a Covid-19 e agendar a vacina contra a Influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 5 de maio de 2021