Com o apoio da Sancult, projeto nacional leva cinema para a Escola Estadual Joanira Del Castillo em Santana

14 de setembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Emanoel Jordânio.

O projeto denominado ‘CinePalco’ ofereceu uma programação diversificada para diferentes públicos na tarde de terça-feira, 12, na Escola Estadual Joanira Del Castillo, localizada no bairro Nova Brasília, em Santana.

Pessoas de várias faixas etárias, incluindo jovens e veteranos, compartilharam o momento para assistir ao filme musical “Clube da Esquina: Os Sonhos não Envelhecem”.

A exibição deste longa-metragem foi trazida para Santana através do Projeto Cinepalco, idealizado pelo Cine Experience que leva grandes espetáculos teatrais e musicais para todo o Brasil através dos cinemas.

O objetivo é levar essa forma de arte para públicos que não têm acesso a ela, e Santana foi uma das 40 cidades selecionadas para participar deste programa. A iniciativa tem o apoio da secretaria municipal de Cultura (Sancult).

Local da exibição

A Escola Joanira Del Castillo foi escolhida como local para a exibição deste filme nacional. Pessoas da terceira idade vieram prestigiar o evento, assim como alunos da própria instituição que viram o momento como uma oportunidade única.

“É como ir ao cinema, mas com algumas diferenças, mas não deixa de ser gratificante”, disse a estudante Ane Santos, presente na exibição.

Para Leila Castro, que lidera o Centro do Idoso de Santana, o evento proporciona uma sensação de inclusão espontânea.

“A participação dos nossos membros do centro mostra como os idosos se sentem maravilhados e bem acomodados quando inseridos com jovens dessa faixa etária. Isso se torna um momento gratificante e positivo para nós”, reconhece Castro.

Até mesmo a direção da escola que recebeu o projeto ficou satisfeita em fazer parte e receber um público diversificado.

“Sabemos que muitos jovens nunca tiveram acesso ao cinema, e poder assistir à exibição de um filme (especialmente uma boa produção nacional) nos deixa felizes, assim como os próprios alunos que saem satisfeitos por terem adquirido conhecimento e se divertido com o momento”, disse a diretora Liliane Fonseca.

Liliane, que está na direção da escola há dois anos, mencionou que outros projetos culturais já são desenvolvidos na instituição, com foco na interação entre os estudantes e a arte musical. No entanto, a realização deste projeto CinePalco é algo excepcional na instituição.

“Só temos a agradecer pela parceria que a Secretaria de Cultura da cidade nos proporcionou, e estamos de braços abertos para novos projetos que queiram se apresentar”, declarou.

A secretária municipal de Cultura de Santana, Elaine Araújo, destacou a conexão feita entre a “juventude e a experiência” como um momento marcante e gratificante.

“É uma oportunidade única para unir pessoas de duas gerações, onde todos podem aprender uns com os outros, especialmente em uma sala de cinema, em uma ocasião tão importante como esta”, disse Araújo.

O filme nacional

O longa-metragem “Clube da Esquina: Os Sonhos não Envelhecem” conta a história de um grupo de artistas mineiros, do qual fazia parte o cantor Milton Nascimento. A classificação indicativa do filme é 16 anos.

Dirigido por Dennis Carvalho, o longa relembra o surgimento do Clube da Esquina, um grupo de músicos, compositores e letristas que surgiu na década de 1960, em Belo Horizonte.

A história retrata o sonho do grupo de jovens de Minas Gerais, incluindo Milton Nascimento, que almejava transformar o mundo através da música.

Emanoel Jordânio

Assessor de Comunicação/SANCULT