Prefeitura Municipal de Santana

’Cuida APS’: Município de Santana forma profissionais especialistas em cuidados de doenças crônicas

14 de setembro de 2023

A Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta terça-feira, 13, a cerimônia de encerramento do curso de pós-graduação intitulado “Melhoria do Cuidado das Pessoas com Condições Crônicas na APS”, formando 24 profissionais de saúde dos municípios de Santana e Mazagão.

O curso faz parte do projeto “Cuida APS: cuidado das pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT)”, uma iniciativa promovida pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), com duração de 18 meses.

O evento foi realizado no Sindicato dos Servidores Municipais e contou com a participação dos alunos e autoridades dos municípios, apresentação dos projetos em banners, além de uma bela manifestação cultural do grupo de Marabaixo, Herdeiros da Tradição.

Imagem: acervo PMS.

A mesa de trabalho foi composta por Fernando Freitas, representando o Ministério da Saúde; Samara Kielman, representando o Hospital Alemão Oswaldo Cruz; o subsecretário de Saúde de Santana, Adriano Maués, representando o Prefeito Bala Rocha; o secretário de Saúde de Santana em exercício, Plínio da Luz; além do vice-prefeito de Mazagão, José Hosana, e do Secretário de Saúde de Mazagão, Adilson Pimentel.

O representante do Ministério da Saúde, Fernando Freitas, elogiou o empenho de todos para a conclusão da pós-graduação: “Hoje é um dia muito feliz, pois mais uma turma está buscando aprimorar seus conhecimentos para contribuir de forma positiva nos diagnósticos e tratamentos dos pacientes que sofrem com doenças crônicas, tudo isso com um olhar mais humanizado. Vocês fazem a diferença no SUS. Obrigado pelo empenho de vocês”, agradeceu.

Ao final da cerimônia, os formandos receberam seus certificados de conclusão de curso e medalhas como uma forma simbólica de reconhecimento por todo o esforço e dedicação.

Última modificação: 14 de setembro de 2023

Comments are closed.