Academia da Saúde polo Paraíso retoma atividades com atendimento e acompanhamento profissional

7 de dezembro de 2021

O polo do programa Academia da Saúde localizado no bairro Paraíso voltou as suas atividades nesta terça-feira, 07, seguindo as medidas de prevenção contra a Covid-19. O retorno dos atendimentos foi marcado por uma ação de saúde e a presença de autoridades e a comunidade. O programa é uma estratégia do Ministério da Saúde e faz parte da rede de Atenção Básica, fortalecendo as ações de promoção da saúde no município.

O prefeito de Santana, Bala Rocha, acompanhou o retorno das atividades e frisou que o espaço reabre as portas para acolher com muita atenção e carinho todas as pessoas que buscarem pelo atendimento. “Estamos reabrindo as portas da nova Academia da Saúde do bairro Paraíso, ofertando serviços e ações de cuidados de saúde que contribuirão para a qualidade de vida da nossa população. Viva Santana!” celebrou o prefeito.

A reabertura da academia contou com serviços de saúde para a comunidade e toda a alegria de idosos do projeto da melhor idade Agita Santana, com a apresentação de danças, além de palestra educativa com psicólogo.

Para voltar às atividades presenciais, a unidade foi revitalizada. Recebeu limpeza, pintura, reparos hidráulicos, elétricos e um novo paisagismo no entorno, serviços que também contaram com a parceria da empresa Sambazon, que realizou a doação de materiais que ajudaram na revitalização do espaço: “Que este projeto, que está sendo entregue aqui, seja bem aproveitado por toda a população santanense”, mencionou o representante da empresa Sambazon, Natanael Martins.

A academia está localizada na avenida Castelo Branco, ao lado da Praça do Paraíso, onde os pacientes terão atendimento com profissionais do Núcleo Ampliado em Saúde da Família (NASF) e do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), além de aulas ao ar livre com acompanhamento profissional.

A secretária Municipal de Saúde, Ithiara Madureira, reforçou que toda a população poderá usufruir das ações deste programa gratuitamente: “Cuidar da saúde de forma integral é um hábito que todos devem ter. Isso contribui para um envelhecimento saudável e com qualidade de vida e o Município cumpre esse papel social de ofertar espaços adequados e que funcionem de fato, com profissionais qualificados e o acompanhamento necessário”, concluiu.

A dona de casa Rosalina Furtado, comemorou o retorno das atividades: “É uma benção voltar a contar com as atividades da academia, bem perto de casa. E o melhor, tudo gratuito”, disse a moradora.

Como funciona

A Academia da Saúde – polo Paraíso funcionará de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h e 14h às 18h, para um público-alvo que inclui pessoas acima de 40 anos, pacientes pós-covid, hipertensos e diabéticos, encaminhados das Unidades de Saúde da Rede Municipal e Centro de Reabilitação Mário Dias Tavares. Entre os atendimentos ofertados na unidade estão, avaliação física, nutricional, reabilitação pós-covid, ginástica laboral, aeróbica adaptada, atendimento psicológico e aulas ao ar livre.

A unidade também atuará em parceria com projetos da melhor idade do município, como os grupos Agita Santana e Rotary Club.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 7 de dezembro de 2021