Vacina da Covid-19: prefeito de Santana repassa informações à população

16 de janeiro de 2021

Durante viagem a São Paulo, que aconteceu na sexta-feira, 15, o prefeito Bala Rocha esteve em visita ao Instituto Butantan para conhecer os processos de fabricação, aquisição e distribuição da vacina CoronaVac aos estados e municípios brasileiros, a fim de garantir a imunização da população santanense.

As informações repassadas pelo prefeito dão conta de que o Governo Federal adquiriu 46 milhões de doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac, que serão distribuídas aos estados e municípios de todo o país e que, também, não haverá compra direta pelos mesmos ou pela rede privada de saúde.

A entrega do montante de 46 milhões de doses da vacina será feita gradativamente a partir desta segunda-feira, 18, com 6 milhões de doses. Outras 4 milhões de doses tem previsão de entrega no dia 30 de março, finalizando a primeira etapa com o total de 10 milhões de doses.

O Instituto Butantan ainda irá produzir mais 54 milhões de doses da vacina e parte deve ser requisitada novamente pelo Governo Federal, totalizando 100 milhões de doses, ainda no primeiro semestre desse ano.

A data de chegada das primeiras doses da vacina contra a Covid-19 ao Amapá ainda não está definida e, por isso, a divulgação do início da imunização em Santana somente ocorrerá quando a União a estabelecer junto ao Governo do Estado do Amapá, que fará a redistribuição para cada município amapaense.

Plano Municipal de Imunização Contra o Coronavírus
A prefeitura Municipal de Santana realizou ainda nesta sexta-feira, 15, sob a condução da Prefeita em Exercício, Isabel Nogueira, reunião com o secretariado municipal para a formação do Comitê de Enfrentamento do vírus e apresentação do Plano Municipal de Imunização Contra o Coronvírus, formulado pela Secretaria Municipal de Saúde, visando preparar o município de Santana a executar, a qualquer tempo, o processo de imunização da população que deve ser alcançada nesta primeira etapa de vacinação.

O plano prevê estratégias e dimensionamento de necessidades de pessoal, infraestrutura, logística, assistência, comunicação e outros fatores importantes para a sua execução, no alcance dos objetivos de vacinar pessoas pertencentes aos grupos prioritários, com maior risco de desenvolver complicações e óbitos pelo Coronavírus, identificadas de acordo com a situação epidemiológica, contribuindo para a redução de morbidade pela doença Covid-19, bem com a transmissão da doença, primando pela proteção da integridade do sistema de saúde e infraestruturas para continuidade dos serviços essenciais.

Como deverá acontecer a primeira etapa
Serão formadas equipes compostas cada uma por 15 pessoas que serão fixadas em localizações estratégicas amplamente divulgadas à população, sendo utilizados sistemas drive-thru, UBSs, escolas do entorno e equipes móveis para alcançar os públicos prioritários em repartições públicas e privadas.

Públicos prioritários
A primeira etapa de imunização contra a Covid-19 dará prioridade aos profissionais da área de saúde em atividade, pessoas a partir de 60 anos de idade e pessoas com comorbidades.

Comunicação/Prefeitura de Santana

Última modificação: 17 de setembro de 2021